TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Experimentos - Corte Bovino

Por:   •  25/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Engenharia de Produção

Disciplina: Projeto de Experimentos

Parte I:Estudo de Caso do Corte Bovino Vazio

Parte II: Experimento Prático

Autores: Eduarda Schuck, Elisson Canabarro, Tailane Dias e Vinicius Brito

Porto Alegre, 22 de Novembro de 2017

  1. Introdução

O contexto atual exige das empresas análises baseadas não somente no conhecimento tácito e experiência dos gestores, mas também em resultados embasados em metodologias sistemáticas que comprovam as decisões a serem seguidas. Em relação a isso, identifica-se que a metodologia de Projeto de Experimentos apresenta-se como uma ferramenta robusta, que abrange todos os fatores acima mencionados.

Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia de projeto de experimentos em um estudo de caso sobre o um corte bovino específico – o “Vazio” - aplicado na Churrascaria Ponto da Carne. Empresa localizada na Av. Flores da Cunha, 2164 – Cachoeirinha – RS. O objetivo deste experimento é fazer uma análise do processo de produção do Vazio, bem como suas características de qualidade, a fim de verificar pontos a serem melhorados ao nível de otimizar o desempenho do processo e entender a influência das variáveis, buscando mitigar variações na qualidade do produto.

  1. A voz do Cliente:

A voz do cliente é uma ferramenta de gestão criada com o objetivo de descobrir o que o cliente pensa e sua visão dos pontos fortes e fracos sobre o produto. A partir de uma pesquisa feita com os clientes da Churrascaria Ponto da Carne, pudemos entender melhor as características de qualidade que mais lhe interessavam e definir estas variáveis de respostas por tipo (nominal-é-melhor; maior-é-melhor e menor-é-melhor), como também a sua importância (1 = maior importância para o cliente, 2 = menor importância para o cliente).

Características de Qualidade

Tipo

Importância

Sabor (da carne)

Nominal-é-melhor

1

Maciez (da carne)

Maior-é-melhor

1

Tempero (da carne)

Nominal-é-melhor

2

Estética (da carne)

Maior-é-melhor

2

Temperatura (Quente ou frio)

Nominal-é-melhor

1

Ponto (da carne)

Nominal-é-melhor

1

Rapidez (entrega)

Maior-é-melhor

2

  1. A voz do Especialista:

        A partir da definição das características de qualidade atribuídas pelo cliente, a próxima etapa é escutar um especialista, que deve ser um profissional treinado para a atividade específica, e com elevado conhecimento teórico e prático sobre esta atividade. Neste caso utilizamos o assador contratado pela Churrascaria Ponto da Carne, que pode definir com mais exatidão as variáveis de resposta.

        Para esta análise foi criada uma tabela que associa cada característica de qualidade com uma Variável de Resposta adequada. Algumas características de qualidade utilizam a mesma Variável de Resposta. As características de qualidade sabor e estética são características específicas de cada peça, podendo ter uma alta variabilidade e difícil quantificação. Por estas questões não foram associadas a nenhuma Variável de Resposta.

Características de Qualidade

Variáveis de Resposta

Sabor (da carne)

Não quantificável

Maciez (da carne)

Tempo de Preparo

Tempero (da carne)

Quantidade de Tempero

Estética (da carne)

Não quantificável

Temperatura (Quente ou frio)

Temperatura da Carne

Ponto (da carne)

Tempo de Preparo

Rapidez (entrega)

Tempo de Entrega

        A partir das Variáveis de Resposta encontradas, foram definidas as mesmas por tipo (nominal-é-melhor; maior-é-melhor e menor-é-melhor), unidades de medidas, suas especificações aceitáveis e o índice de relevância.

Variáveis de Resposta

Tipo

Alvo (unidade)

Especificações

Min           Max

IE

Y1: Tempo de Preparo

Nominal-é-melhor

40

35

45

9

Y2: Quantidade de Tempero

Nominal-é-melhor

35

20

50

7

Y3: Temperatura da Carne

Nominal-é-melhor

80

65

90

8

Y4: Tempo de Entrega

Menor-é-melhor

1

1

20

7

        Como podemos perceber na tabela acima, foram encontradas quatro variáveis de respostas, as quais definidas a partir das características de qualidade indicadas pelo cliente. Para fins de análise, foi determinado a escolha do item que obtivesse o maior índice de relevância (IE). O tempo de preparo foi o item escolhido também por ser a única variável de resposta ligada a duas características de qualidade, notando assim a sua grande importância no experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (267.2 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com