TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação A Distancia

Dissertações: Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

O rápido crescimento da demanda por conhecimento e atualização, assim como o amadurecimento de tecnologias da informação e da comunicação, tem oportunizado o crescimento significativo da modalidade de educação à distância, freqüentemente mediada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Nesta linha, desenvolvem-se novos modelos pedagógicos que possibilitam que a educação aconteça muito além dos limites de uma sala de aula convencional, que demandam por novas habilidades na interação e no diálogo entre professor e aluno.

A interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) é fenômeno de substancial importância para o sucesso de programas de ensino a distância.

A interação que ocorre na EAD deve ser vista como um fenômeno pedagógico e não simplesmente como uma mera questão de distância geográfica. A distância física conduz a um hiato na comunicação, um espaço psicológico de concepções errôneas potenciais entre instrutores e alunos, que precisa ser suplantado por técnicas especiais de ensino. A superação da distância se dá por meio de procedimentos diferenciadores na elaboração da instrução e na facilitação da interação (Moore, 2007).

A interação entre aluno-professor e aluno-aluno é um processo complexo que interfere significativamente no processo de aprendizagem, sobretudo, quando se espera que esta interação se dê de modo colaborativo e fortemente centrado no aluno. Esta interação é, portanto, um fenômeno que precisa ser bem compreendido.

Observa-se que as dúvidas operacionais nos AVAs, apesar de relativamente simples, são motivo de ansiedade para o aluno ingressante. À medida que são esclarecidas, os alunos manifestam certa tranqüilidade.

Este padrão de interação é explicado por Saraiva et al (2006), que afirmam que ao ingressar no estudo a distância, o acolhimento e a sensação de fazer parte são elementos decisivos para superar a barreira tecnológica. Para superar os obstáculos, precisam ser feitos investimentos visando assessorar as dificuldades individual e coletiva.

Em nosso ESIO podemos observar diversas práticas na interação com os alunos no AVA, minimizando o universo de novas possibilidades.

Dentro dessas poucas possibilidades, observou-se a ferramenta assíncrona FÓRUM, também utilizada pelo nosso ESIO, empregada na disciplina de Metodologia do Ensino de História do curso de Pedagogia de uma instituição superior privada do Norte do Paraná, que tinha por objetivo a característica de ser uma ferramenta de avaliação para compor a média final do aluno em cada disciplina. Para cada tema postado, o aluno faria a sua participação validando sua nota em até (0,25), ao total era validado (1,0) um ponto na média final.

Outra possibilidade é encontrada no próprio AVA disponibilizado pelo portal ensino.eb.br no curso CASIPEX, onde o aluno pode visualizar e se ambientar com o interface empregado durante a realização dos estudos.

Bibliografia:

CINTED-UFRGS (Novas Tecnologias na Educação);

Portal de Ensino do Exército Brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com