TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Tecnologia

Trabalho Escolar: Educação E Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo de mostrar o processo de ensino e aprendizagem sobre o guia de estudo da disciplina Educação e Multimeios, foi ministrada pela professora Cíntia de Mendonça Borges Botelho e organizado pela professora Conteudistas Darcília Tiahuâna Coimbra Carvalho, foi dividida em IV unidades, contendo também alguns exercícios pertinentes a matéria. O Guia de Estudo foi oferecido pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM.

DESAFIOS MODERNOS NA EDUCAÇÃO

A tecnologia não é algo novo, na educação não é tão diferente, a tecnologia permeia o seu interior a cada criação ou inovação do homem. Mas nem toda tecnologia inventada pelo é relevante para a educação. Algumas apenas ampliam sua força física, outras o permitem locomover-se pelo espaço, mas as tecnologias que ampliam os poderes sensoriais do homem, essa sim, são relevantes para a educação. O mesmo é verdade com as tecnologias que ampliam a sua capacidade de comunicar com outras pessoas

O jeito de ensinar e de aprender tem sofrido transformações ao longo da história da educação, dos riscos na areia; do quadro de giz, que foi por um longo tempo um dos principais recursos didáticos, ao retroprojetor multimídia e à lousa digital que hoje fazem parte do cenário de muitas salas de aula, a transformação é bastante significativa. Evidentemente que essa não é a realidade de todas as escolas que conhecemos. Muitas escolas ainda não conseguem se equipar satisfatoriamente com recursos didáticos de última geração, principalmente quando se fala em escola pública. porém, no presente ensaio, não debateremos essa questão. Aqui, o que vai se discutir é sobre a evolução das tecnologias aplicadas à educação.

O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. As mensagens dos meios audiovisuais exigem pouco esforço e envolvimento do receptor. Este tem cada vez mais opções, mais possibilitando escolhas. Há maior possibilidade de interação. Os avanços tecnológicos tem transformado a vida das sociedades humanas ao longo dos tempos. As pessoas já estão incorporando determinados recursos tecnológicos em suas rotinas diárias que já nem se apercebem que estão totalmente dependentes deles. Um dos bons exemplos é o uso do celular, não conseguimos ficar longe dele por muito tempo. A tecnologia nos envolve.

O objeto de aprendizagem é um instrumento que trás novas possibilidades no desenvolvimento de material a ser usado na educação a distância. A aplicação dos conceitos de modularização e reutilização, tornam mais fáceis a atualização de conteúdos de materiais didáticos, reduzindo tempo e custo de desenvolvimento, testes, documentação e manutenção. Ao considerar a aplicação na Educação do computador, ou qualquer produto tecnológico, é preciso ter claro, e em destaque, que a aprendizagem, a aquisição de um conhecimento novo, só ocorre com o engajamento pessoal do aprendiz.

Os recursos tecnológicos nos ajudam a elaborar diversos trabalhos importantes no dia a dia; dentre eles os trabalhos escolares, os trabalhos profissionais, além dos momentos de diversão. A tecnologia é empregada nas organizações para reestruturar atividades no trabalho, bem como em nosso cotidiano. Na escola tem o seu potencial amplamente utilizado por parte de alguns professores. Porém, existe uma quantidade de professores que, infelizmente, não tem o amplo domínio dos recursos disponibilizados pelas tecnologias educacionais, que poderiam ser usados em seu próprio benefício, para melhorar a qualidade de suas explanações didáticas, o seu trabalho docente como um todo. Mas essa realidade está mudando; novos docentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com