TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Tecnologia

Casos: Educação E Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

4) Comente a visão de todos os autores sobre a tecnologia e por fim de a opinião da equipe

• Lalande: Percebe que a tecnologia é utilizada no desenvolvimento da população.

• Kawamura: Tecnologia consiste no saber aplicado a própria política do trabalho e a classe dominante obtem o controle do saber que é utilizado para moldar a sociedade de maneira que atende seus interesses.

Para Kawamara na parte da educação a tecnologia é a forma simples de definir a divisão da sociedade. Quem tem o poder do saber são os donos dos meios de produção, e as tarefas de executar os serviços são direcionadas aos operários, que não detém o saber.

No entanto, só é possível adquirir o saber pelo meio da educação, pesquisas para então desfazer a divisão social entre teoria (donos do saber) e pratica (operários).

• Ferkiss: Afirma que a tecnologia não é uma variável independente do homem, pois ela so existe pelo fato do homem a ter criado. Ele diz ainda, que essa tecnologia pode ser desenvolvida de diversas maneiras, tanto para o benefício de toda a sociedade como para poucos se privilegiarem.

Ferkiss ainda diz que é impossível so a tecnologia acabar com a desigualdade , é necessário o surgimento do homem tecnológico que teria o controle do desenvolvimento.

• Mercuse: Acredita que a dominação da tecnologia sobre o homem é algo que se pode mudar e quando todo o homem passar a dominar a tecnologia não haverá mais a desumanidade.

• Morais: Visualiza que a tecnologia tem que ser melhor distribuída. E essa tecnologia não pode ficar apenas nas mãos dos burgueses pelo fato deles dominarem todo o poder e assim não acabar com a desigualdade.

• Fromm: Diz que a tecnologia não resolvera o problema do mundo quando só disponível para uma parcela da sociedade.

• Silva: Coloca a idéia de que a tecnologia pode sim melhorar a vida humana , principalmente na relação homem-máquina, onde o homem substitui sua força bruta pelo poder do saber, onde controla a tecnologia para facilitar o seu trabalho.

Para ele ver a tecnologia inserida nas instituições de ensino mostra que as escolas se adaptaram ao desenvolvimento social, com a qualificação pedagógica.

• Parent: Descreve a tecnologia como subjetiva.

• Lévy: A tecnologia é responsável pela transformação do mundo humano. Baseada na mudança de uma sociedade baseada na escrita e na lógica desenvolvida e fundada por cada um e a civilização informática, onde lógicas viriam prontas.

• Simões: vê a T.E como estudo dos meios geradores da aprendizagem (tecnicismo). Ele ainda observa que o desenvolvimento integral do homem inserido na transformação social diz respeito a T.E, que se exibe junto com o surgimento da renovação na educação, que prepara o aluno para dominar , utilizar e exercer uma atitude crítica na sociedade tecnológica. Se o ser não tem T.E. ele esta despreparado para lutar por uma vida social mais justa e digna.

Simões entende que a organização social esta em completa transformação em função da tecnologia e todos tem que entender qual o bloco histórico que a tecnologia foi desenvolvida.

• Frigotto: A forma tecnicista desqualifica o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com