TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Dissertações: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO

Centro Universitário

Atividades no Portifólio.

Trabalho 4ª semana. Agosto – 2014

Barretos – SP

CLARETIANO

Centro Universitário

Aluno: Leonardo César Treviso

Atividade no Portfólio

Objetivo

• Analisar a pertinência ou não da legislação quanto à garantia da Educação Inclusiva.

Descrição da atividade Documentos nacionais importantes, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 3994/96); o Parecer 9/2001 CNE/CP publicado pelo Conselho Nacional de Edu- cação, que orientou sobre a organização dos cursos de formação de professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/ CEB nº. 1/02), sinalizaram a necessidade de investimentos na formação docente para atuação na Educação Inclusiva. No entanto, você acredita que somente a regulamentação de Leis é suficiente para se obter uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade? Justifique sua resposta a partir do que estudamos.

Com certeza não. Com essa lei de Diretrizes o que foi feito é aumentar a quantidade de alunos especiais na escolas comuns, segundo Mendes (2006, p. 402), é preciso questionar: Qual a prática necessária? E o conhecimento necessário para fundamentar a prática? (MENDES, 2008).

Frente a essa realidade é importante refletirmos sobre a inclusão e a educação especial para sermos capazes de garantir interação com os alunos com necessidades educacionais especiais; acompanhar e avaliar o aproveitamento do aluno e o programa de ensino; selecionar estratégias de ensino adequadas às especificidades dos alunos.

Deve- se ter uma boa formação de professores para que possamos receber esses alunos, pois somente com o acesso deles nas escolas comuns não é educação inclusiva, conforme estudamos incluindo apenas uma disciplina não irá promover avanços significativos na formação de professores para ensino de alunos com necessecidades de educação especial. Acredito que o ideal seria o aluno de graduação adiquirir esse conhecimento, para que tenha competência de atuar profissionalmente em contextos marcados pela diversidade.

Portanto não apenas os professores precisam ser claficados, mas também as escolas precisam rever sua identidade e reconstruí-las com o pressuposto de que a aprendizagem de todos os alunos deva ser o centro de suas preocupações, isso envolve professores, diretores e todos os responsáveis pela educação de alunos com necessidades educacionais especiais

A área da educação conta com ideias e diretrizes pertinentes e interessantes para a melhoria da escola, elaboradas no âmbito da pesquisa, dos gabinetes e das políticas públicas, entretanto, elas não são realizadas, possivelmente por não assumirem o professor como a figura fundamental nessa transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com