TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Novas Tecnologias

Artigo: Educação e Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Educação e Novas Tecnologias

Neste capítulo vamos escrever sobre o reconhecimento do potencial das as TICs na educação. As TICs são as Tecnologias de Informação e Comunicação, mais precisamente nesta pesquisa nos delimitamos para o computador, como ferramenta significativa para o processo de ensino-aprendizagem, o mesmo pode ser um recurso eficiente para favorecer a transformação dos métodos tradicionais de ensino em uma inovadora proposta pedagógica.

Mas afinal será que só o uso já favoreçe como nova proposta. Nossa pergunta de partida é: Como que as TICs, mais precisamente o computador, pode auxiliar os professores na sua prática pedagógica?

2.1 TICs: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

Quando nos referimos às Novas Tecnologias, a interpretação mais simples e até frequente, nos leva a conceituar as "tecnologias" aos mais ou menos sofisticados recursos didáticos, sendo entre muitos, podemos citar os computadores, projetores, vídeo interativo, leitores digitais, multimídia. Vamos conceituar tecnologia conforme o dicionário Aurélio1, “conjunto de conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo da atividade.” Complementa ainda que a totalidade desses conhecimentos refere-se ao termo “vivemos na era da tecnologia”. A palavra tecnologia já é utilizada por muitos e muitos anos, porque todos os individuos utilizam ferramentas tecnológicas diariamente.

No mundo contemporâneo surgem as novas Tecnologias de Comunicação e Informação que são as TICs. Portanto, as tecnologias estão presentes na organização das sociedades, na forma de interação entre o homem e sua cultura, desde os primordios da história. A interação humana acontece também sobre novas formas que são o "correio eletrônico" (e-mail), o "bate-papo" (chat), as listas de discussão e os fóruns. Sendo assim as pessoas podem estar acessíveis em qualquer lugar. Cada nova tecnologia pode mudar a maneira de pensar, sentir e agir dos individuos. Então elas podem mudar o potencial humano.

As mídias influenciam o cotidiano dos indivíduos, alterando o modo de relacionar, agir e adquirir conhecimento. As TICs na opinião de Lévy (2000, p.

1 Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com>. Acesso em: Out.2010.

11

157) são como:

[...] Tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas: mémoria (banco de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), imaginação ( simulações), percepção ( sensores digitais, tele-presença, realidades virtuais), raciocínios ( inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos).

Sendo assim, com o crescimento e o potencial das novas TICs acontecem também transformações nos métodos tradicionais, exigem-se que em todas as instâncias hajam inovações com novas propostas. O avanço tecnológico não se limita apenas a utilizar ou não determinados equipamentos, estes influenciam diretamente nos comportamentos tanto individuais como sociais. As tecnologias utilizadas com fim educacional podem contribuir para ampliar as possibilidades do professor ensinar e de o aluno aprender.

No entendimento de Almeida (1998) tecnologias na educação: “não se trata de pensar o ensino de informática, mas, sim o uso da informática no e para o ensino e, de modo geral, para a educação (p.5)”. Para Valente (1998), o termo “informática na educação refere-se à inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação (p. 02)”.

2.2 A importancia das Novas TiCs no Processo Ensino Aprendizagem

A educação é componente fundamental na constituição da democracia e da eqüidade, por seu papel na mudança e nos padrões culturais vigentes. Neste contexto, percebemos que as novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente os computadores conectados na internet, estão alterando a paisagem do nosso ambiente social e intelectual. Eles estão produzindo modificações nas teorias de aprendizagem e, portanto, no ensino o qual é agente de mudança.

Pierry Levy (2004) em as Tecnologias da Inteligência afirma que:

Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante dos dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição são capturados por uma informática cada vez mais avançada.(p.62)

O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar da tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no dia-a-dia, da mesma

12

forma que um professor um dia introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »