TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Doppler

Artigo: Efeito Doppler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Artigo  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

EFEITO DOPPLER

Efeito Doppler assim chamado devido ao primeiro físico a estudar esse fenômeno, Christian Johann Doppler. Nascido em Salzburgo na Áustria em 1803, foi educado no Instituto Politécnico de Viena.

Em 1842 ele escreveu a obra Concerning the coloured light of double stars (sobre as cores da luz emitida pelas estrelas duplas) na qual ele apresenta os fundamentos efeito Doppler, tanto para o som quanto para ondas eletromagnéticas. Doppler observou a frequência emitida por uma fonte onda sonora em movimento relativo com um observador se altera aparentemente. Mesmo prevendo o efeito para as ondas eletromagnéticas foi o físico francês Louis Fizeau quem em 1848, sugeriu que o efeito Doppler acústico poderia ser aplicado às ondas luminosas e, com isso, determinar as velocidades relativas das estrelas que estão na mesma linha do sinal luminoso recebido.

Apesar de Doppler ter estudado os princípios deste efeito e realizado previsões teóricas, ele não o comprovou, o que foi feito em 1845 por Buys Ballot, na Holanda, utilizando uma locomotiva que puxava um vagão aberto com vários músicos tocando trompetes, enquanto outros músicos de ouvidos apurados ficavam na estação para registrar as notas que ouviam. Foram utilizadas várias velocidades e notas, confirmando a teoria proposta por Doppler.

Como o efeito Doppler depende do movimento relativo entre o observador e fonte ele deve ser analisado para três casos: primeiro com a fonte em repouso e observador em movimento, segundo com a fonte em movimento e observador em repouso e por último com ambos em movimento. Serão agora deduzidas as fórmulas para o efeito Doppler aplicado a ondas sonoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com