TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo temático: projeto de sistemas de informação

Seminário: Eixo temático: projeto de sistemas de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  Seminário  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

PRODUÇÃO TEXTUAL – GRUPO

Caro aluno!

A produção textual interdisciplinar em grupo tem como base os assuntos abordados no eixo temático, envolvendo todas as disciplinas do semestre.

OBJETIVO

Trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivar a interatividade e a regionalidade e auxiliar na aplicação dos conceitos estudados.

EIXO TEMÁTICO: PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Neste semestre é dada continuidade em alguns temas tratados no quarto semestre, além de abordar a viabilização do desenvolvimento de sistema de informação analisado, incrementar o conhecimento em redes de computadores, apresentar a disciplina de “Métodos e técnicas de pesquisa” para subsidiar as atividades de estágio e trabalho de conclusão de curso; e ainda, a disciplina de “Estágio Curricular Obrigatório I – TCC”, na qual, o aluno deverá ser acompanhado no desenvolvimento de uma atividade em uma empresa conveniada.

ORIENTAÇÕES

 Alunos com disciplinas em regime REGULAR:

 A atividade deve ser realizada EM GRUPO de dois a sete alunos.

 Na capa do trabalho devem constar os nomes de todos os alunos participantes do grupo.

 É obrigatória a apresentação da atividade em grupo no polo no horário das aulas atividades das disciplinas de seminários.

UNOPAR VIRTUAL

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 A indicação do tempo de apresentação é por aproximadamente 20 minutos.

 Alunos com disciplinas em regime de DEPENDÊNCIA ou ADAPTAÇÃO:

 A atividade deve ser realizada INDIVIDUALMENTE.

ORIENTAÇÕES

• O texto deve estar de acordo com o estabelecido nas normas ABNT para construção de documento textual.

• É sugerida a leitura de todo material disponibilizado no ambiente virtual para melhor compreensão dos conceitos pesquisados, assim como, das bibliografias citadas nas disciplinas.

• Lembre-se de que seu tutor eletrônico está à disposição para sanar as possíveis dúvidas.

• Acessem a sala do tutor e os fóruns.

• Atenção para o prazo de envio da atividade.

ATIVIDADE PROPOSTA:

1. Capa, Folha de Rosto e Sumário.

2. Introdução: apresente o contexto da atividade com objetividade, buscando familiarizar o leitor com o conteúdo a ser abordado, ou seja, explique de que se trata o trabalho.

3. Objetivo: demonstre as metas a serem alcançadas.

4. Desenvolvimento: com base no cenário proposto “Locadora de Carros”, elabore as atividades de acordo com as seguintes diretrizes:

4.1 . A “Locadora de Carros“ está em fase de inúmeras melhorias e para isso é necessário realizar as seguintes atividades:

4.1.1.Elaborar a prototipação da principal funcionalidade.

4.1.2. Elaborar os diagramas de Caso de Uso para a funcionalidade de Locação de carros.

UNOPAR VIRTUAL

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

4.1.3. Criar um o cadastro de veículos e uma consulta que possibilite o usuário consultar os veículos disponíveis por tipo (por exemplo: modelo, marca, etc.).

4.1.4. Para as melhorias do site da locadora, cite três funções importantes, sempre de acordo com os direcionamentos das técnicas de IHC – Interação Humano-Computador.

5. CONCLUSÃO: descreva as principais reflexões sobre o desenvolvimento da atividade, considerando o que a atividade lhe proporcionou.

6. REFERÊNCIAS: relacione as fontes utilizadas em ordem alfabética, incluindo as referências eletrônicas.

ESTUDO DE CASO – LOCAÇÃO DE CARROS

Apresentação

Você-Aluga é uma empresa do grupo Você.

O negócio Você-Aluga

Você-Aluga tem 26 filiais apenas nas capitais do Brasil. Cada agência é operada por um gerente e um grupo de agentes de locação que tratam das locações de carros.

Locação

A maioria das locações é consequência de uma reserva antecipada. Nesta reserva são definidos tanto o período da locação como o grupo do carro a ser alugado. A empresa aceita também locações imediatas (sem reserva), caso haja carros disponíveis.

Ao final de cada dia, os carros são alocados para o atendimento das reservas do dia seguinte. No caso em que o atendimento das reservas requeira mais carros do que a disponibilidade do grupo naquela filial, o gerente pode solicitar a outras filiais sobre a possibilidade da transferência de alguns carros para a sua filial.

Devolução

Carros alugados em uma filial podem ser devolvidos em uma filial diferente. A filial locadora precisa garantir que o carro seja devolvido a alguma filial ao final do período de locação. Quando um carro é retornado a uma filial diferente da locadora, a propriedade do carro é transferida para a filial de retorno.

UNOPAR VIRTUAL

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Clientes

Um cliente pode requisitar várias reservas, mas somente um carro pode estar alugado em um determinado instante do tempo. A Você-Aluga mantém um registro de seus clientes, suas locações, assim como contratempos, tais como problemas de pagamento e acidentes com carros. Esta informação é usada para decidir se uma locação deve ou não ser aprovada.

As regras de negócio da Você-Aluga

Restrições externas

 O motorista autorizado para dirigir o carro durante uma locação deve ser portador de uma carteira de habilitação válida.

 Aceitação de uma reserva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com