TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Estrutural - Pilar

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

PILARES

De acordo com a NBR 6118/2014 pilares são elementos lineares de eixo reto, dispostos usualmente na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes, mas que também ocorrem a presença de forças cortantes e momentos fletores que tende a flexionar o pilar, além de esforços horizontais como da ação dos ventos.

A principal função dos pilares está em suportar e transmitir os esforços da estrutura até as fundações, por isso são considerados um dos elementos mais importantes da estrutura, pois o rompimento de um deles pode levar a um colapso da estrutura.

Juntos com as vigas os pilares formam pórticos que em edifícios são responsáveis por resistir a ações verticais e horizontais para garantir a estabilidade da estrutura.

Pilares em geral possuem seção transversal de formato quadrangular, retangular ou circular a depender do projeto arquitetônico. A NBR 6118 estabelece que pilares não deva apresentar nenhuma dimensão menor que 19 cm, independentemente de sua forma.

Como em geral são de concreto e as forças mais atuantes são de compressão, os pilares possuem por característica ruptura frágil, essa ruptura de uma unidade pode provocar o colapso de toda estrutura, assim a disposição dos pilares na planta de forma são de grande importância, pois estes juntos com as vigas e laje formam os pórticos que conferem a estabilidade de toda a estrutura.

CLASSIFICAÇÃO DOS PILARES

Em função de sua posição na estrutura os pilares são classificados em três categorias que serão a seguir apresentadas:

• Pilares internos: São considerados pilares internos os que ficam nas partes internas da estrutura, nestes pilares se considera apenas a compressão centrada visto que as lajes e vigas que se apoiam nestes são continuas e assim não geram momentos consideráveis.

• Pilares de extremidade: Os pilares de extremidade geralmente, estão localizados nas bordas das edificações, sendo assim também chamados pilares laterais ou de borda. O termo pilar de extremidade existe em função do fato do pilar ser extremo para uma viga. Na situação de projeto ocorre a flexão composta normal, decorrente da não continuidade da viga. Existem, portanto, os momentos fletores neste elemento.

• Pilares de canto: Os pilares de canto encontram-se posicionados nos cantos da estrutura, na situação de trabalho ocorre a flexão composta oblíqua, decorrente da não continuidade das vigas apoiadas no pilar. Existem assim também, os momentos fletores em duas direções do pilar.

Na figura estão representadas as formas de pilares citadas anteriormente.

Fonte:http://wwwo.metalica.com.br/arvores-estruturais-2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com