TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Aplicada

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem como finalidade expor uma pesquisa realizada no laboratório de eletricidade da Universidade Estácio de Sá, como parte da avaliação da disciplina de Eletricidade Aplicada.

Assim sendo, o grupo formado por 4 alunos teve a incumbência de realizar a experiência a partir de um roteiro pré-definido, procurando obter o máximo desempenho possível.

O tema proposto foi  "Medida de corrente e voltagem".

Nesta pesquisa experimental, primeiramente conectamos em série dois resistores a um multímetro e observamos os resultados. Em seguida, realizamos a mesma experiência com os mesmos resistores em paralelo. Os resultados foram obtidos, comparando-se os cálculos com base na tabela de código de cores.

Nenhuma dificuldade relevante foi observada no decorrer da experiência.

Fundamentos Teóricos

Circuito em série

A associação de resistores em série consiste em conectar a "saída" de uma resistência à "entrada" de outra em um circuito. Cada resistor adicional colocado em um circuito se soma à resistência total desse circuito.

A fórmula para calcular um total de n resistores ligados em série é:

Req = R1 + R2  + .... Rn


Isto é, os valores das resistências dos resistores ligados em série são simplesmente somados.

[pic 1]

Circuito em Paralelo

Associação de resistores em paralelo é quando as "entradas" de 2 ou mais resistores estão ligadas entre si, e as "saídas" dos resistores estão ligadas entre si.

A equação para um total de n resistores em paralelo é:

Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}

[pic 2]

Resistores

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. 

[pic 3]

Código de Cores

Por seu tamanho muito reduzido, é inviável imprimir nos resistores as suas respectivas resistências. Optou-se então pelo código de cores, que consiste em faixas coloridas indicadas como abc e % de tolerância, no corpo do resistor. As primeiras três faixas servem para indicar o valor nominal de suas resistência e a última faixa, a porcentagem na qual a resistência pode variar seu valor nominal.

[pic 4]

Multímetro

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital, como o que foi utilizado na experiência.

[pic 5].

Resultados

Materiais  utilizados

Dois resistores, plug banana, garra jacaré, multímetro, tabela de cores.

Teste 1

Realizamos em primeiro momento, o teste de cada Resistor, conectando-os separadamente ao multímetro. Ligamos cada resistor ao aparelho, com o plug banana e a garra jacaré.

O multímetro foi ajustado para 200k em ambos os testes.

O Resistor 1 tinha coloração, de acordo com o código de cores: MARROM - VERMELHO - LARANJA - PRATA, e conforme o código de cores, o valor de cálculo era 12.000+10%.

O valor medido foi 11.9, portanto, o valor aferido era compatível ao código de cores.

Teste 2

O Resistor 2 tinha coloração, de acordo com o código de cores: MARROM - PRETO - MARROM - PRATA, e conforme o código de cores, o valor de cálculo era 100+10%.

O valor medido foi 098, portanto, o valor aferido era compatível ao código de cores.

[pic 6][pic 7]

Teste 3

O terceiro teste foi realizado utilizando o Resistor 1, em circuito em série.

Ajustamos o multímetro para 20k e anotamos na tabela os valores de acordo com o código de cores. Em seguida, fizemos o cálculo do circuito em série (R1 + R2 = 12.000 + 100 = 12.100) e comparamos ao resultado apontado no multímetro, que foi 12.05.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (484.2 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com