TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elevador Hidráulico Para Deficientes Físicos

Monografias: Elevador Hidráulico Para Deficientes Físicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Por volta de 1800, os processos inovadores de produção do ferro e do aço revolucionaram o mundo da construção. Com vigas de metal como material de construção, os arquitetos e engenheiros podiam levantar edifícios monumentais.

Mas essas torres seriam basicamente inúteis se não fosse por outra inovação da tecnologia que veio ao mesmo tempo. Os elevadores modernos são o elemento fundamental que torna prático viver e trabalhar dezenas de andares acima ou até mesmo abaixo do chão. Mesmo em prédios com poucos andares, os elevadores são essenciais para fazer os escritórios e apartamentos acessíveis para pessoas com necessidades especiais.

1.1 ACESSIBILIDADE

Em 1985 foi criada a primeira norma técnica brasileira pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1985), pertinente à acessibilidade intitulada: "Adequação das Edificações, Equipamentos e Mobiliário Urbano à pessoa portadora de deficiência" (NBR 9050). Segundo esta Norma, algumas orientações devem ser seguidas para adaptações para pessoa com deficiência. As áreas de circulação deverão estar sinalizadas com o símbolo Internacional de acesso, os trajetos para as diversas áreas deverão estar livres de obstáculos (escadas) para o acesso das pessoas que se utilizam de cadeira de rodas.

Atualmente, no Brasil, através de politicas públicas, estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte.

Além das normas da ABNT, outras iniciativas foram gradativamente surgindo,

através de portarias e leis visando à integração das pessoas com necessidades especiais. Contudo, a acessibilidade não significa apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação. Acessibilidade é um processo de transformação do ambiente, da organização físico-espacial, da administração, do atendimento, das atitudes, do comportamento e de mudança da organização das atividades humanas que diminuem o efeito de uma deficiência.

1.2 ELEVADORES PARA DEFICIENTES FÍSICOS

O elevador para deficientes foi especialmente projetado para adaptar-se a locais variados. Eles estão cada vez mais disponíveis, contribuindo para novos conceitos de engenharia. Destinado para pessoas com deficiência de locomoção, eles devem acomodar um passageiro de cadeira de rodas e mais um acompanhante. O acionamento do elevador para deficientes é por pistão hidráulico com uma central hidráulica nas proximidades, a qual aciona o pistão. E para garantir total segurança e a plena operacionalidade, o elevador para deficientes deve ser fabricado de acordo com as normas técnicas e instalado pela equipe do fornecedor com experiência e responsabilidade técnica.

O elevador para deficientes deve ser desenvolvido com segurança, eficácia e qualidade no transporte.

2 OS ELEVADORES HIDRÁULICOS

O conceito básico, ou seja, a ideia de um elevador é relativamente simples: somente um compartimento ligado a um sistema de subida. Obviamente, o passageiro moderno e os elevadores de transporte são muito mais elaborados que isso. Eles precisam de sistemas mecânicos avançados para lidar com o peso considerável do elevador e sua carga, cada um com sua aplicação específica. Além disso, eles precisam de mecanismos de controle. Assim, os passageiros podem operar o elevador, e necessitam de dispositivos de segurança para manter tudo correndo bem.

Há dois projetos principais de elevadores muito usados hoje: os elevadores hidráulicos e os elevadores elétricos. Os sistemas de elevador hidráulico levantam uma determinada carga usando uma bomba hidráulica, um pistão dirigido por fluidos montados dentro de um cilindro. O cilindro é conectado a um sistema de bombeamento (em geral, os sistemas hidráulicos como este usam óleo, mas outros fluidos incompressíveis podem funcionar também).

O sistema hidráulico é constituído por três partes: um tanque (o reservatório de fluido), uma bomba que é acionada por um motor elétrico e uma válvula entre o cilindro e o tanque. A bomba força o fluido do tanque em um cano, levando ao cilindro. Quando a válvula é aberta, o fluido de pressurização escoará pelo caminho da mínima resistência e retornará ao tanque de fluido. Mas quando a válvula está fechada, o fluido de pressurização não tem lugar para ir, exceto o cilindro. Conforme o fluido entra no cilindro, ele empurra o pistão para cima, erguendo o carro do elevador. Quando o carro se aproxima do destino, o sistema de controle envia um sinal para o motor elétrico para, gradualmente, fechar a bomba. Com a bomba fechada, não há mais o fluido passando para o cilindro, mas o fluido que já está no cilindro não pode escapar (ele não pode fluir de volta para a bomba, pois a válvula ainda está fechada). O pistão descansa no fluido e o carro permanece onde está.

Para descer o carro, o sistema de controle de elevador envia um sinal para a válvula, que é acionada e faz com que o fluido que entrou no cilindro pode fluir para o tanque de fluido. O peso do carro e a carga empurram o pistão, que conduz o fluido ao tanque. O carro desce gradativamente. Para parar o carro em um andar mais baixo, o sistema de controle fecha a válvula de novo.

2.1 FUNDAMENTAÇÃO: TEORIA DE MÁQUINAS HIDRÁULICAS

O princípio básico por trás de qualquer sistema hidráulico é muito simples: a força que é aplicada em um ponto é transmitida para outro ponto por meio de um fluido incompressível. O fluido é quase sempre algum tipo de óleo.

Em 1652 um jovem cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), um grande colaborador nas ciências físicas e matemáticas, através do estudo no comportamento dos fluidos, enunciou um princípio muito importante na Física, o Princípio de Pascal: “A variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio é transmitida integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente onde está contido”. O elevador hidráulico é um dos aparelhos que funcionam através deste princípio, transmitindo a pressão exercida sobre uma de suas colunas a todos os pontos do elevador e o resultado final é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com