TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizacao Deficientes Vi9suais

Artigo: Alfabetizacao Deficientes Vi9suais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Alfabetização para Deficientes Visuais.

Por Claudia Clenilze Cunha 2012

Cursos Avante

ALFABETIZAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS.

INTRODUÇÂO

O presente trabalho procura demonstrar a importância da formação escolar na vida das pessoas com deficiência. Capacitando para serem independentes e possuírem uma vida social.

E necessário esclarecer que pela medicina oftalmológica, é considerado deficiente visual todo aquele que tiver abaixo de 20% de visão, somando a acuidade visual de ambos os olhos.

A Pessoa com Deficiência Visual

Breve Histórico

Atualmente algumas entidades específicas em reabilitação de crianças, jovens, adultos e idosos que perderam a visão por acidentes, nascença ou idade participam de aulas para poderem ter uma independência se alfabetizarem, trabalharem, passeiam, construírem famílias, participarem ativamente da sociedade.

Na alfabetização requer uma metodologia ainda mais diversificada. de grandeza complexidade .

Cada tipo de alfabetizando exige do professor uma percepção mais sensível do processo evolutivo em que ele está estudo e dedicação.

Ferramentas utilizadas para leitura

Braille

Possui 63 caracteres, com os quais se podem escrever desde uma simples palavra, complexas expressões matemáticas ou químicas e até partituras musicais. O código Braille é lido da esquerda para a direita, como a leitura convencional, só que com as duas mãos.

Reglete

É uma prancheta com uma régua metálica com os seis pontos Braille impressos. É nessa régua que se insere o papel afim de que seja perfurado com a punção, imprimindo-se os caracteres do Braille, para que possam ser lidos.

Punção

É a ferramenta de escrita do deficiente visual, ou seja, é o que substitui a caneta do vidente.

Sorobã

Adaptados, que são mini ábacos, com um suporte traseiro para fixar as contas, assim, elas não se deslocam ao serem tateadas.

Leitores de tela

São programas que podem ser instalados em microcomputadores ou notebooks, que com voz sintetizada pronunciam o que estiver escrito na tela máquina de escrever em Braille possui seis teclas, que ao serem pressionadas de forma combinada também imprimem o Braille. Muito parecida com a máquina de escrever.

Outros recursos didático-pedagógicos são utilizados neste processo

• Material impresso em Braille, gravador, bengala, bola com guizo, tronco humano desmontável, lupas, mapas em relevo, Réguas adaptadas;

• Materiais para desenho;

• Telas e compassos adaptados.

Além das formas citadas, podemos utilizar os mesmos materiais de crianças videntes, para crianças com deficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com