TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empacotadora de Fertilizantes

Por:   •  7/6/2018  •  Seminário  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

APS-2018

PacFert

Empacotadora de Fertilizantes

Campinas / SP

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET)

Engenharia de Produção Mecânica

Danniel Henrique Sousa                                   C238JF-4

Fabio Roberto de Souza Costa                         T865DB-7        

Ivanilda Da Silva Martins                                    C244IF-7

Michelle Cristina da Silva                              B035GJ-3

Rodolfo Ap. De Oliveira                                 C0311I-3

Victor Henrique Queiroz Carneiro                C3385G-4

APS-2018

PacFert

Empacotadora de Fertilizantes

Campinas / SP

2018

Resumo:

A variação de funcionalidades que a Engenharia de Produção proporciona e as múltiplas tarefas que os funcionários estão aptos a exercer, nos mostra a diversidade e pluralidades de mercados a se alcançar. Em busca de novos mercados a PacFert procurou unir através de uma máquina, dois mercados em constante alta em produção e exportação no Brasil, o Agronegócio e a Avicultura. A PacFert encontrou uma dificuldade existente após a aplicação de uma legislação que mudou o cenário da avicultura, proibindo a utilização da cama de frango (resíduos da produção) na alimentação de gados, deixando esses produtores sem a renda da venda e com o custo do descarte. Vendo a grande quantidade de estudos recentes da Embrapa e de diversas universidades sobre o uso da cama de frango como fertilizante orgânico e a viabilidade do uso em relação aos fertilizantes minerais que tem custo muito mais alto a PacFert encontrou um nicho de mercado para implementar uma máquina que empacote esses resíduos e deixe pronto para comercialização para varejo e atacado, entregando ao avicultor uma opção de negócio e a eliminação de custos com o descarte.

Palavras-chave: Engenharia de Produção, PacFert, Avicultura, Agricultura, Fertilizante.

Abstract:

The variety of functionalities that Production Engineering provides and the multiple tasks that the employees are able to perform, shows us the diversity and plurality of markets to achieve. In search of new markets PacFert sought to unite through a machine, two markets in constant high production and export in Brazil, Agribusiness and Poultry. PacFert has encountered an existing difficulty following the application of legislation that changed the poultry setting by prohibiting the use of chicken litter (feed residues) in livestock feed, leaving these producers without income from the sale and the cost of disposal. Seeing the great amount of recent studies of Embrapa and several universities on the use of chicken bed as organic fertilizer and the viability of the use in relation to mineral fertilizers that have a much higher cost PacFert found a niche market to implement a machine which packs this waste and leaves ready for commercialization for retail and wholesale, giving the poultry a business option and eliminating costs with the discard.

Keywords: Production Engineering, PacFert, Poultry, Agriculture, Fertilizer.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        PESQUISA DE MERCADO        2

3.        PROPOSTA DE VALOR        4

3.1 VIABILIDADE ECONÔMICA        5

4.        VIABILIDADE TÉCNICA DO PRODUTO        6

5.        CONCLUSÃO        7

6.        REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

A engenharia de produção capacita ao desenvolvimento de produto com enfoque empresarial, agregando a capacidade de projeção e coordenação de uma operação produtiva; trabalha com métodos de gestão de projetos, sistemas produtivos sempre buscando utilizar os recursos de forma racional e na melhoria dos desempenhos. Em estudo do mercado escolhemos trabalhar com o cenário da avicultura, projetando uma máquina embaladora de cama de frango beneficiada (PacFert), utilizada para embalagem de fertilizante orgânico usado posteriormente na agricultura.

Segundo Naveiro (2002), diretor técnico da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), o engenheiro de produção pode atender várias áreas, tais como as indústrias automobilísticas, eletrodomésticos, equipamentos, as organizações de serviços, como transporte, consultoria em qualidade, instituições e organizações públicas, como a Petrobrás, a Agência Nacional de Energia, o BNDEs, organizações privadas de petróleo, telefonia, bancos de investimentos e o agronegócio.

Possibilitando a abertura de um leque de conhecimentos, em novos campos de atuação e aplicação das técnicas das várias áreas de engenharia de produção mecânica, como elaboração de desenho, análise de viabilidade financeira dentre outros conhecimentos em gerenciamento de projetos. Segundo o CEPEA (2017), o PIB do Agronegócio correspondeu a 21,58% do PIB brasileiro em 2017, uma fatia importante que abrange grande quantidade de agricultores que fazem parte da Agricultura Familiar, novos limites para as operações de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) poderão aumentar a participação de pequenas propriedades na produção agropecuária do país. As condições de financiamento para cada mutuário para a safra 2016/2017 foram autorizadas para operações de custeio até o limite de R$ 250 mil e, no caso das operações de investimentos agropecuários, em R$ 165 mil. As mudanças nas taxas de juros do Pronaf também deverão contribuir para aumentar o número de operações. O programa está atrativo para os produtores rurais, uma vez que as taxas de juros estão menores que as condições oferecidas em outros programas destinados à produção rural. As operações de custeio e investimento reduziram de 5,5% ao ano para 2,5% ao ano, esses incentivos tornam mais fácil à aquisição de tecnologia para os pequenos produtores e viabiliza o investimento no negócio de máquinas agrícolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com