TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emprego da Madeira na Estrutura Colada

Por:   •  9/4/2019  •  Artigo  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

EMPREGO DA MADEIRA LAMINADA COLADA (MLC) EM ESTRUTURAS

  1. Introdução

A madeira, assim como a pedra, é possivelmente um dos primeiros materiais usados nas primeiras construções de abrigos primitivos executadas pelo homem. Esse material abundante na natureza fez parte de praticamente toda a história da civilização, sendo utilizado em diversificados usos nas atividades humanas, desde primitivos instrumentos de caça até nos primeiros navios utilizados nas grandes navegações.

Com avanço de novos métodos construtivos, materiais industrializados como o aço e o concreto armado (hegemonia no Brasil), acabaram por tomar o espaço central nas estruturas das edificações de uma forma geral até os dias de hoje. No Brasil, nenhum outro material de construção é tão consumido quanto o cimento, sendo ele ingrediente fundamental do concreto armado (DOS SANTOS, R. E., 2008, p. 15).

Entretanto, nas últimas décadas entrou em cena uma questão importante que vem sendo debatida em diversos meios de comunicação, acadêmicos e políticos; alterando de forma gradual as relações que o ser humano desenvolve com o ambiente, podendo ser descrita como a tomada da consciência dos impactos gerados pelas atividades humanas no meio natural. Sendo assim, pesquisas cientificas tem apontado resultados inquestionáveis dos impactos negativos que nossos meios de produção e estilo de vida vêm causando na nossa biosfera, sendo o efeito estufa um dos protagonistas nessas discussões.

Notoriamente, tanto nos processos de produção do concreto armado, quanto no aço, geram impactos ambientais em grande escala; sendo a indústria da construção civil a maior geradora de resíduos de toda a sociedade (DOS SANTOS, 2008, abud SILVA, 2003, p. 46).

Dessa forma, nesse novo contexto global, as estruturas de madeira laminada colada vêm ganhando força e destaque como uma alternativa sustentável. Áreas de reflorestamento para produção de madeira são cada vez mais comuns em muitos países, sendo simples no Brasil a obtenção de madeiras com certificado de reflorestamento (ciclo sustentável de produção).

Aliado ao fato de se tratar de um material renovável, a enorme variedade de métodos industrializados de fabricação desenvolvido ao longo do tempo, tornaram o comportamento mecânico das peças de madeira cada vez mais previsível e homogêneo.

Assim, um desse métodos estruturais que é muito difundido no mundo é madeira laminada colada:

“[...] formada por associação de lâminas de madeira selecionada, coladas com adesivos sob pressão. As fibras das lâminas têm direções paralelas. A espessura das lâminas varia em geral de 1,5 cm a 3,0 cm, podendo excepcionalmente atingir até 5,0 cm” (PFEIL, 2013, p. 13).

Esse método permite a produção de peças com dimensões ilimitadas, problemas comuns nas peças de madeiras serradas como: nós, fendas, gretas, abaulamento, arqueadura, fibras reversas, emendas, ligações, entre outros; agora são minimizados ou eliminados (partes com defeitos são eliminadas na pré-seleção das peças). Existe também a possibilidade de encurvamento das peças através de prensas e moldes, aumentando a gama de possibilidades e usos das peças de madeira.

  1. Problema de Pesquisa

Estudo dos processos e aplicações da madeira laminada colada como material estrutural, assim como seu comportamento mecânico, a partir de ensaios e bibliografias.

  1. Justificativa:

No mercado de trabalho atual, as empresas, clientes e políticas públicas estão demandando cada vez mais métodos construtivos que minimizem os impactos sobre os meios naturais, sendo a madeira uma das possibilidades viáveis para se atingir projetos com esse viés, obviamente sempre levando em consideração as especificidades dos projetos e da área de atuação para decisões projetuais acertadas. E por que seria a madeira considerada um material sustentável?

Segundo Wegener e Zimmer (2004), quando utilizado o correto manejo sustentável das florestas, para retirada de matéria prima como a madeira e de seus derivados, resultam em um processo reduz os gases do efeito estufa na atmosfera. O motivo seria que florestas consolidadas mantém seus níveis de gás carbônico em equilíbrio, enquanto em florestas em desenvolvimento absorvem grandes quantidades de gás carbônico. Esse processo é exemplificado no gráfico abaixo, sendo o 1-a referente a biomassas desenvolvidas e o 1-b de biomassas em desenvolvimento.

Figura 1 – Gráficos da massas biológicas x tempo em florestas consolidadas e em crescimento

[pic 1]

Fonte: Wegener & Zimmer (2004).

O que se pode depreender dos dados apresentados é que as madeiras utilizadas nas produções humanas, “sequestram” o gás carbônico da atmosfera, enquanto no meio ambiente essas madeiras se decomporiam e devolveriam o CO2 para atmosfera mantendo o ciclo natural. Assim, ao passo que possamos destinar um uso adequado para essas peças produzidas de madeira, sendo a madeira um dos materiais de construção mais duráveis seguindo-se sua devida manutenção (Donadon, 2016, apud Ritter, 1990), estar-se-ia retendo grandes quantidades de gases do efeito estufa, colaborando para amenização dos seus efeitos.

Além dos fatores elucidados a cima, o fato da madeira de madeira laminada colada ser proveniente de grandes áreas de reflorestamento lhe garante um processo em um ciclo sustentável, sendo fundamental nesse processo para se garantir a regeneração da biomassa de onde foi extraída.

Dessa maneira, o estudo e difusão do conhecimento da aplicabilidade da madeira, sendo MLC atualmente um dos protagonistas nos métodos viáveis de produção em larga escala, é uma ótima opção para boas práticas de construção tanto para o engenheiro civil quanto para quaisquer agentes da construção, buscando a difusão da aplicação de estruturas em madeira.

  1. Objetivo

Como citado anteriormente, no Brasil existe a difusão excessiva de construções com estruturas em concreto armado e o aço (em menor escala), sendo muitas vezes pouco avaliado pelos agentes de construções formas alternativas de opções de estruturas, pelo fato do concreto armado ter se tornado a resposta automática para a maioria das soluções nacionais.

É evidente que inúmero outros fatores como a falta de necessidade de mão de obra especializada, culturais, normas objetivas do concreto armado com fácil acesso e as numerosas pesquisas no setor, tornaram hoje esse método construtivo tão disseminado. Entretanto, para formação de profissionais atuantes da construção civil deve-se possibilitar o conhecimento de outras maneiras também possíveis e muitas vezes mais indicadas, dependendo das especificidades de cada projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (425 Kb)   docx (257.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com