TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MADEIRA LAMINADA COLADA: Opção Sustentável e Favorável

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 3

MADEIRA LAMINADA COLADA: Opção Sustentável e Favorável

Ao longo da história, pode-se perceber que a madeira teve e tem, até hoje, um grande papel na sociedade, graças às suas características que a definem como um material único. Porém, percebeu-se, nos últimos anos, que esse recurso deve ser utilizado de maneira sustentável, visto que a produção hoje é superada pelo consumo, fazendo com que o ciclo de regeneração não seja completado. Assim, como as vantagens são muitas, inovou-se com a tecnologia de fabricação de madeira laminada colada. (NETO, 2011)

Esse método surgiu de duas técnicas bastante antigas, mas agora que é mais utilizado para o reaproveitamento da madeira. Chama-se madeira laminada colada (MLC) as peças de madeira, reaproveitadas através de lâminas que possuem dimensões menores que a da peça final constituída. Essas laminas são unidas por colagem, de tal maneira que suas fibras estejam paralelas entre si. (NETO, 2010)

No Brasil, ainda existem poucas indústrias que produzem esse tipo de material, o que faz com que esse método não seja muito utilizado aqui devido a competitividade com madeira serradas tropicais e de reflorestamento e também porque não há um órgão regulamentador que garanta a qualidade dessa madeira produzida como nos outros países. Mas, na procura de sustentabilidade no mundo todo, esse material é muito utilizado, já que é feito de reaproveitamento, tem baixo custo de produção e tem grande variabilidade de usos.  

Para a produção da MLC não é necessária a escolha de uma madeira, entretanto existem espécies que possuem características que facilitam a produção, como coníferas e algumas folhosas. Para a escolha da cola é necessário levar em conta principalmente o ambiente em que a estrutura vai ser submetida com fatores de temperatura e teor de umidade. As colas mais utilizadas são caseína, resorcina, uréia-formol e a melamina. Deve-se avaliar atentamente os fatos para a escolha da cola. (NETO, 2010)

As vantagens da MLC são muitas em relação a madeira serrada além da sustentabilidade. Há a possiblidade de obtenção de grande variedade de formas e efeitos arquitetônicos, redução de rachaduras e outros defeitos de peças com grandes dimensões, maior resistência e rigidez, por conta de sua homogeneidade e disposição adequada das lâminas de melhor qualidade na região de melhor solicitação. (MIOTTO, DIAS, 2009)

Por outro lado, deve-se levar em conta que a MLC é feita analisando o ambiente em que vai ser utilizada, sendo muito específica. A transformação da madeira em lâminas, sua serragem, colagem e acabamentos finais devem seguir regulamentos para ter um produto final de boa qualidade e segurança. Além disso, esse controle eleva o custo da produção quando comparado ao da madeira serrada, pois exige equipados específicos e mão de obra especializada.

Dessa maneira, a MLC é uma boa opção levando em conta a sustentabilidade e sua grande aplicação. Apesar do custo no Brasil ainda ser grande e não há um órgão que fiscalize a produção, o consumo desse tipo de material vem crescendo devido às suas vantagens. Cabe, então, ao arquiteto, que irá utilizar a MLC, analisar quais são suas possibilidades e se as vantagens se sobrepõem ao custo.

REFERÊNCIAS

MIOTTO, José Luiz; DIAS, Antonio Alves. Produção e avaliação de vigas de madeira laminada colada confeccionadas com lâminas de eucalipto. Revista Tecnológica, Edição Especial ENTECA 2009, p. 35-45, 2009. Disponível em: . Acesso em 27 de abril de 2016.

NETO, Carlito Carlil. MLC – A madeira laminada colada. São Carlos-SP. Revista da Madeira, ed. 124, jul/2010. Disponível em: . Acesso em 27 de abril de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com