TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresarial para Desenvolvimento Sustentável e da Terra

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.383 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

Anhanguera

Luan Vinicius Kronbauer

Princípios das Cartas

Empresarial para Desenvolvimento Sustentável e da Terra

Rondonópolis-MT

2015

Luan Vinicius Kronbauer

Princípios das cartas

Trabalho apresentado na disciplina

de Gestão ambiental e certificação

do curso de Engenharia Mecânica,

                                                                                                         do primeiro semestre, da Anhan-

guera sob orientação da professra:                  

                                                                                                          Keren Feltría Martins Dal Medico.

Rondonópolis-MT

2015

Sumário

Introdução....................................................................................................................4

Princípios da Carta Empresarial para Desenvolvimento Sustentável....................5 à 8

Princípios da Carta da Terra................................................................................9 à 13

Conclusão..................................................................................................................14

Referências................................................................................................................15

Introdução

Os princípios das cartas, Empresarial para Desenvolvimento Sustentável e da Terra, foram abordados 16 e 27 princípios respectivamente, sendo o primeiro mais voltado para pessoa jurídica enquanto o segundo é mais direcionado a países ou órgãos internacionais.

1 Os 16 princípios da Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável:

  1. Prioridade empresarial

Reconhecer o gerenciamento ambiental entre as primeiras prioridades da empresa é determinante para o desenvolvimento sustentável; estabelecer políticas, programas e práticas para conduzir as operações de maneira ambientalmente sadia.

  1. Gerenciamento integrado

 Integrar plenamente essas políticas, programas e práticas em cada área de atividade, como elemento essencial do gerenciamento em todas as suas funções.

  1. Processo de Aperfeiçoamento

Continuar a aprimorar as políticas, programas e o desempenho ambiental da empresa, considerando os progressos técnicos, o avanço científico, as necessidades do consumidor e as expectativas da comunidade, tendo como inicio as regulamentações legais, e aplicação dos critérios ambientais no nível internacional.

  1. Educação do empregado

Educar, treinar e motivar os empregados para que suas atividades sejam conduzidas de maneira ambientalmente responsável.

  1. Avaliação prévia

Avaliar os impactos sobre o meio ambiente antes de iniciar uma nova atividade ou projeto, e antes de desativar instalações ou retirar-se de um local.

  1. Produtos e serviços

Desenvolver e oferecer produtos ou serviços que não tenham nenhum impacto ambiental e sejam seguros ao uso que se destinam, que sejam eficientes no consumo de energia e recursos materiais, e que possam ser reciclados, reutilizados ou removidos com segurança.

  1. Orientação ao cliente

Aconselhar e, quando apropriado, educar os clientes, os distribuidores e o público em geral quanto à segurança no uso de, transporte, armazenagem e remoção dos produtos oferecidos, usando as mesmas considerações à prestação de serviços.

  1. Instalações e operações

Desenvolver, projetar, operar instalações e conduzir atividades levando em conta o uso eficiente da energia e matérias-primas, o uso sustentável dos recursos reutilizáveis, a redução de impactos ambientais adversos e da geração de lixo, e a remoção segura e responsável de resíduos.

  1. Pesquisa

Realizar ou apoiar pesquisas sobre os impactos ambientais de novas matérias-primas, produtos, processos, emissões e lixos associados com o empreendimento, bem como sobre os meios de minimizar quaisquer impactos.

  1. Abordagem cautelosa

Alterar o processo de produção, a comercialização, uso de produtos, serviços, ou a condução, de atividades, de acordo com o conhecimento técnico e científico, para evitar séria ou irreversível degradação ambiental.

  1. Fornecedores e empreiteiros

Promover a adoção destes princípios pelos empreiteiros que agem em nome da empresa, encorajando e, quando apropriado, exigindo um aprimoramento de suas práticas para torná-las coerentes com as da empresa; e encorajar a adesão destes princípios pelos fornecedores.

  1. Alerta para emergências

Desenvolver e manter planos de alerta para emergências em conjunto com as autoridades pertinentes e a comunidade local sempre que existirem perigos significativos, reconhecendo impactos fora da empresa.

  1. Transferência de tecnologia

Contribuir com a transferência de tecnologia e métodos gerenciais ambientalmente corretos para todos os setores industriais e públicos.

  1. Contribuir para o esforço comum

Contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas e para os programas e iniciativas educacionais empresariais, governamentais e intergovernamentais que venham a ampliar a consciência ambiental e a proteção do meio ambiente.

  1. Abertura às preocupações sociais

Promover a abertura e o diálogo com os empregados e com o público, respondendo às suas preocupações quanto aos perigos e impactos das operações, produtos, resíduos ou serviços da empresa, incluindo aqueles que se fazem sentir fora da empresa ou em nível global.

  1. Cumprir as exigências e emitir relatórios

Medir o desempenho ambiental; realizar auditorias e avaliações ambientais periódicas sobre o aumento das exigências da empresa, das normas legais e destes princípios; e oferecer e periodicamente informações adequadas ao Conselho diretor, aos acionistas, aos empregados, às autoridades e ao público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com