TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enchimento De Caixa Dagua

Monografias: Enchimento De Caixa Dagua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 12

ENCHIMENTO DE CAIXA D’ÁGUA INTELIGENTE

AGATHA Y. N. BARATA, RÔMULO O. BAILÃO, ROSE MAURO N. ARAÚJO

Instituto de Estudos Superior da Amazônia - IESAM

Av. José Malcher, 1148, CEP:66055-260 – Bairro: Nazaré - Belém – Pará - Brasil

E-mails: agathanetto@gmail.com, romulo_bailao007@hotmail.com, mauronegrao@hotmmail.com

Abstract The project aims to develop a solution to reduce electricity costs and also reduce water waste so much time to fill the water tank as for storage of water in the cistern, and streamline processes handled manually by a person's time to make the drive water pump and in time to see the water level in the tank. This project tends to optimize the time spent for filling the water tank, such as speeding up the process of monitoring the water level in the tank as much of the water tank making but has not wasted time water uptake and storage for the same filling that tank as well as time to fill the water tank where also no longer have waste water

Keywords Water uptake, Reservoir, Remote Communication, Supervisory System, Tank, Cistern.

Resumo O projeto tem como finalidade desenvolver uma solução para diminuir os custos com energia elétrica, e também diminuir o desperdício de água tanto na hora de encher a caixa d’água quanto para fazer o armazenamento de água na cisterna, e agilizar os processos feitos manualmente por uma pessoa na hora de fazer o acionamento da bomba d’água quanto na hora de ver o nível de água da cisterna. Esse projeto tende otimizar o tempo gasto para o enchimento da caixa d’água, tal como, agilizar o processo de monitoramento do nível de água tanto da cisterna quanto da caixa d’água fazendo com que não se tenha, mas desperdício de água na hora captação e armazenamento da mesma para o enchimento dessa cisterna como também na hora de encher a caixa d’água onde também não terá mais desperdício de água.

Palavras-chave Enchimento de água, Reservatório, Comunicação Remota, Sistema supervisório, Tanque, Cisterna

1 Introdução

Nos dias atuais muitas residências utilizam bombas d’água, cisternas e caixas d’água para o bombeamento, abastecimento e armazenamento de água, sendo que muitas dessas residências possuem poços artesianos, caixas d’água e/ou cisternas, que servem tanto para o armazenamento de água prove-niente dos poços artesianos particulares quanto para o armazenamento da água que é captada das tubula-ções subterrâneas que são disponibilizadas pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). Nas residências que possuem somente poço artesiano, utiliza-se uma bomba d’água pra fazer o bombeamento da água do poço para a caixa d’água, nos casos onde as residências não possuem poço artesiano utiliza-se uma cisterna para a captação da água fornecida da COSANPA, e utiliza-se também uma bomba d’água para fazer o bombeamento da água armazenada nessa cisterna para uma caixa d’água.

Nas situações mostradas acima ambas utilizam energia elétrica para fazer o acionamento da bomba d’água, na maioria das vezes quando a bomba d’água é ligada para fazer o bombeamento da água para a caixa d’água geralmente se esquece a bomba ligada, com esse descuido aumenta-se o consumo de energia elétrica, tal como, o desperdício de água, no caso da cisterna se essa não tiver um dispositivo para fechar a captação da água, essa irá encher até transbordar fazendo com que se tenha um grande desperdício de água. “A intenção de monitorar o, nível de água em reservatórios de modo prático, simples e de baixo custo, para residências, prédios residenciais, prédios comerciais, clubes de lazer e indústrias, que usam água de poço ou cisterna bombeada para caixas d’água é reduzir custos e agilizar o processo.” (BRAGA, 2010).

Desde a revolução industrial o homem procura tor-nar seu trabalho mais eficaz e ágil desenvolvendo técnicas para automatização da sua produção. Nos dias atuais esses processos se tornaram mais familia-rizados e a exemplo disso destaca-se o controle de processos. Muitas aplicações industriais requerem um tratamento de tais variáveis para realizar o con-trole com controle com um valor exato, a exemplo disso podem-se citar as indústrias químicas onde o manuseio de tais elementos deve ser realizado com bastante cautela. Outro exemplo é o tratamento do couro do boi, conhecido como curtume, pois o couro é passado por várias etapas de tratamento e sujeito a diversos compostos químicos. Estes compostos pre-cisam ser manuseados com o máximo de cuidados e com o mínimo de erros evitando desperdícios e os acidentes de trabalho. Diante da necessidade de con-trolar o processo de mistura de fluidos e manter nível do líquido em um valor de referência estabelecido pelo usuário, foi desenvolvido um controlador realize o controle de nível, onde a variável nível e os parâme-tros deste controlador, são que monitorados e ajusta-dos por um operador utilizando uma interface gráfica e o resultado deste processo é mostrado em um gráfi-co que informa a relação entre o nível e tempo de operação. “Automação residencial é bastante difundida hoje em dia em todos os países in-dustrializados. Este tipo de automação também é conhecido como domótica e é efetivamente a aplica-ção das técnicas e ferramentas de automação predial em um cenário doméstico.” (CABRAL e CAMPOS, 2008).

2 Sistemas de abastecimento de água

De acordo com TSUTIYA (2006), o sistema de abastecimento de água tem sua estrutura variada de acordo com características locais e particulares. Mas em geral são constituídos das seguintes partes:

a) manancial;

b) captação;

c) casa de bombas

d) reservatório;

Manancial: É o corpo de água superficial ou subterrâneo, de onde é retirada a água para o abaste-cimento. Deve fornecer vazão suficiente para atender a demanda de água no período de projeto, e a quali-dade dessa água deve ser adequada sob o ponto de vista sanitário (TSUTIYA, 2006, p. 09).

Captação: Segundo TSUTIYA (2006), captação de água é o conjunto de estruturas e dispositivos, construídos ou montados junto ao manancial, para a retirada de água destinada ao sistema de abasteci-mento. As obras de captação devem ser projetadas e construídas de forma que, em qualquer época do ano, sejam asseguradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com