TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                        Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Escola de Química e Alimentos – EQA / SAP

Disciplina: Economia Agrícola

 Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias

Mini - ensaio:

Revolução dos Bichos

Guilherme R. Schuch - 111774

Santo Antônio da Patrulha, 08 de dezembro de 2017

Alienação e política em todo momento estão relacionadas à conservação de um grupo ou ideologia no poder por um tempo excessivo, normalmente este grupo está no comando por obter a ajuda de uma sociedade alienada. Portanto, quando se obtém uma população com mais pessoas pensantes, há uma dificuldade para implementar apenas uma ideologia dominante, por este motivo a alienação é uma importante forma para se obter uma sociedade dominante e assim obter uma duração mais longa da sua ideologia. Assim, o propósito deste mini ensaio, é criar uma reflexão sobre um tema tão atual quanto significativo na sociedade contemporânea vigente.

Ao analisar o livro escrito por Orwell (2007), podemos perceber que os animais estavam alienados com o modo em que viviam, entretanto eles não tinham consciência de que o modo que eles existiam era de exploração pertinente, portanto ainda havia a falta de consciência, ou a consciência equivocada, mas os pensamentos e leis que entram em vigor com o passar do tempo fizeram que acontecesse um aumento no vínculo entre dominado e dominador sem a percepção deles. Muitas vezes podemos perceber isto na sociedade, onde regras são impostas, e não há um entendimento sobre ela, desta forma as pessoas são obrigadas a respeita-las e acatar.

No primeiro momento do livro de A revolução dos bichos de Orwell (2007), podemos fazer referência a uma liderança que existia, como pode ser visto neste trecho “O velho Major gozava de tão alto conceito na granja, que todos estavam dispostos a perder uma hora de sono só para ouvi-lo”. Neste momento do livro, ele relata sobre um sonho onde humanos não existiam e os animais sem entender o que Major queria falar, continuavam a escutar. Assim, podemos observar que muitos dos seguidores de ideologias de vida como Martin Luther King, Jonh Lenon e Adolf Hitler entre outros, seguem um padrão de comportamento imposto. Tendo como o exemplo Hitler, podemos comentar que ele elaborou e expressou as ideias que vieram a ser conhecidas como ideologia nazista, onde a sua principal ideologia era racial, todavia podemos afirmar que a massa estava aderindo às ideias em muitos casos não pelo seu próprio pensamento, mas sim por que a grande maioria estava aderindo, desta maneira as pessoas foram influenciadas a seguir uma ideologia sem saber o que realmente estavam realizando e qual era o seu real propósito.

Orwell (2007)  relata sobre a expulsão dos homens da propriedade e assim  sucessivamente acontece a revolução esperada, no entanto pode ser realizado uma comparação entre a revolução que o autor comenta e o no nosso país, os atos que podem ser comparados com a expulsão são os protestos que aconteceram pelas Diretas Já, que foram provocados pela extensão da ditatura militar no Brasil, entretanto as manifestações mais recentes são os protestos respectivos à Copa do Mundo tendo uma aumento expressivo nas passeatas contra a corrupção política e o desvio de dinheiro púbico. Muitas pessoas foram nas manifestações para lutarem pelos seus direitos, logo começaram a surgir lideranças que estimularam o aumento dos movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com