TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL

Por:   •  29/10/2017  •  Monografia  •  3.278 Palavras (14 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 14

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENE BARBOUR”

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL

DEIVESON JONAS DE SOUZA NEVES

BARRA DO BUGRES – MT

2017

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

AGROINDUSTRIAL

DEIVESON JONAS DE SOUZA NEVES

Orientador: Prof. Msc. Allan Karly Luizi

BARRA DO BUGRES – MT

2017

Sumário

1 Introdução 4

1.1 Tema 4

1.2 Delimitação do Tema 4

1.3 Problema de Pesquisa 4

1.4 Hipótese 6

1.5 Objetivos 6

1.5.1 Objetivo Geral 6

1.5.2 Objetivos Específicos 6

1.6 Justificativa 7

2 Fundamentação Teórica 8

2.1 Marketing 8

2.2 A Internet no cenário de Negócios 8

2.3 Marketing Digital 9

2.4 Marketplace 9

2.4 Search Engine Optimization (SEO) 10

3 Metodologia 11

4 Resultados Esperados 13

5 Cronograma 13

Referências 14

1 Introdução

1.1 Tema

Aplicação da estratégia Search Engine Optimization (Otimização para mecanismo de pesquisa - SEO) na comercialização de produtos na internet.

1.2 Delimitação do Tema

Uso da estratégia SEO na comercialização de sementes de rosas do deserto vendidas em uma plataforma de marketplace pública.

1.3 Problema de Pesquisa

Segundo Silva (2016), para maximizarem seus resultados as empresas devem focar veementemente nas estratégias de marketing. Nesta linha, deve-se levar em considerações inúmeros fatores que influenciam diretamente no planejamento das ações de marketing. Pode-se destacar, entre vários fatores, que é preciso considerar o influxo de micro e macro ambiente. Tais fatores proporcionaram mudanças nas concepções de marketing que possibilitaram a introdução de novas ferramentas, técnicas e formas de trabalhar a interação com consumidores. Os autores argumentam que desta forma, as estratégicas transcenderam para plataformas de tecnologias digitais, como sites, blogs e mecanismos de busca.

No mesmo sentido, Soares; Monteiro (2015), afirmam que ao longo dos anos, pode-se observar diversas mudanças nas concepções do marketing, dentre todas, é possível ressaltar uma corrente de pensamento, que surgiu por volta da década de 80, onde demonstra uma alteração nas formas comuns de transações realizadas pelas empresas, alterando o foco para o desenvolvimento de maior interação entre produto e consumidor e fidelização de clientes. Então, a internet se tornou uma ferramenta crucial no desenvolvimento das estratégias de marketing das organizações.

Para Yalçin (2010) a Internet é uma das mais importantes ferramentas de comunicação, com bilhões de usuários e tornou-se um novo canal de negócios com gigantesco potencial para render tanto quanto os canais de venda tradicionais. Isso fez com as empresas precisassem de atividades de marketing baseadas na Internet. Mas as organizações entenderam que para extraírem o máximo de resultados da internet é necessário a aplicação de estratégias de marketing digital afim de melhorar o posicionamento de seus sites nos resultados dos motores de busca.

Segundo Mavridis & Symeonidis (2015), os motores de buscas, também denominados serviços ou mecanismos de busca, são softwares que analisam todos conteúdos disponíveis na internet, possibilitando aos usuários da web o acesso a qualquer tipo de informação. Os sites são encontrados pelos mecanismos de busca por meio de programas conhecidos como spiders ou crawlers, que avaliam as páginas na internet diariamente para atualizar seus bancos de dados e apresentar os melhores resultados possíveis ao usuários.

De acordo com Mutazam et al (2015) o mecanismo de busca mais usado atualmente é o Google, este mecanismo leva em consideração inúmeros fatores para avaliar e classificar os conteúdos em resultado que buscas, pode-se citar títulos, palavras chaves, descrição, conteúdo e quantos links externos estão apontando para o site analisado.

Malaga (2007), revela que cerca de metade de todas as ações de compras na categoria comércio eletrônico entre empresa e consumidor, conhecido como businnes to consumer (Indústria para consumidor - B2C), são iniciadas por uma pesquisa na internet. Uma empresa que deseja utilizar conteúdos digitais para atrair clientes em potencial usando um mecanismo de busca tem duas opções:

 A primeira é pagar pelos anúncios baseados nas palavras-chave ou frases usadas como critérios de pesquisa. Este tipo de publicidade é normalmente vendido em uma base pay to click (pago por clique - PPC).

 A outra opção para as empresas, é colocar seus conteúdos no topo das search engine results page (página de resultados dos mecanismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com