TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Civil

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

DEMÓCRITO DE ABDERA

Demócrito nasceu na cidade de Abdera localizada na Trácia, 460 a.C e morreu 370 a.C. Ele foi considerado um filosofo pré-socrático. A fama de Demócrito foi dada devido a sua teoria atômica. Essa teoria diz que tudo que existe é composto por elementos indivisíveis,  chamados de “Átomos (o que não pode ser dividido)”. Demócrito era discípulo de Leucipo de Mileto,  juntos analisaram a natureza da matéria de forma proporcional e precisa. Para Demócrito o vácuo era um não ente, e que sempre existiu, dando assim, origem ao movimento. Demócrito dizia também que átomos sozinhos mostram as propriedades de tamanho, forma, impenetrabilidade ( é o nome dado à qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo) e movimento, dando lugar, por meio de choques entre si, a corpos visíveis.

Porém a tese de Demócrito entrou em contradição com as ideias de Parmênides. Heráclito tinha a teoria diferenciada da que Demócrito apresentou, dizendo que não-ente (vácuo) e ente(matéria) sempre que interagem entre si dão origem ao movimento. E que os átomos apresentam as propriedades de: forma; movimento; tamanho e impenetrabilidade e, por meio de choques entre si, dão origem a “objetos”  visíveis.

Demócrito acreditava que a matéria era descontínua, sendo assim, ao invés dos corpos macroscópicos, os corpos microscópicos, ou átomos não se fundem nem se dividem, logo suas mudanças eram observadas em certos fenômenos físicos e químicos como fusão e separação de átomos e que qualquer matéria é o resultado da combinação de átomos dos quatro elementos: ar; fogo; água e terra. Aristóteles, ao contrário de Demócrito, solicitou a continuidade da matéria. Em 60 a.C., Lucrécio compôs o poema De Rerum Natura, que criticava o atomismo de Demócrito. Os filósofos porém, adaptaram o modelo atómico de Aristóteles, da matéria contínua, que foi seguido pelos pensadores e cientistas até o século XVI d.C.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%B3crito

http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/democrito/democrito.html

http://educa.fc.up.pt/ficheiros/trabalhos/687/documentos/742/Modelo%20at%F3mico%20de%20Dem%F3crito.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com