TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia E Sociedade

Trabalho Escolar: Engenharia E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

I.1 – O TRANSPORTE E A SOCIEDADE

O transporte é um fator essencial à vida atual. Ele foi importante para muitas sociedades no passado e o será mais ainda para as sociedades do futuro. A adequação do sistema de transportes é assim um excelente índice do desenvolvimento econômico de um país.

A engenharia de transportes é um dos grandes ramos de atuação da engenharia civil, compreendendo o estudo: da técnica das estradas rodoviárias e ferroviárias, hidrovias, portos e pistas de aeroportos, engenharia de tráfego; sistemas de comunicação; modelos de planejamento em transportes, estudos de viabilidade, ...

O transporte tem incontáveis aplicações na sociedade, mas algumas poucas funções e efeitos gerais englobam os outros.

A primeira função dos transportes é a de ligar a população ao uso da terra, pelo movimento de pessoas e bens, de um lugar para outro. O homem e a sua capacidade de produzir não estão assim limitados ao seu meio local. Com os transportes o homem torna-se capaz de expandir os seus interesses e a sua influência sobre o mundo inteiro, e, ao lado disto, passa a ser influenciado pelos contactos com outros povos e lugares. O fato de nem sempre tais contactos terem sido mutuamente benéficos não diminui o significado dos transportes.

O transporte traz óbvias contribuições à economia e à atividade industrial e contribui também para o desenvolvimento cultural de uma nação.

Os transportes são geralmente imaginados como atividades ligadas à movimentação de bens. Bens têm pouco valor a menos que se tornem úteis, ou seja, que adquiram a capacidade de satisfazer necessidades. O transporte contribui para conferir duas espécies de utilidade aos bens: utilidade de lugar e utilidade no tempo. Estes conceitos econômicos significam simplesmente ter bens aonde eles são desejados e quando eles são desejados. Estas funções essenciais dos transportes em relação aos bens podem, sem muito esforço de imaginação, ser aplicadas ao transporte de passageiros.

Um outro efeito econômico é o do aumento da produtividade e da redução de custos de produção, dos quais o custo de transporte é sempre um dos constituintes. A produção de massa, com baixos custos unitários, e a utilização mais eficiente dos recursos naturais podem não ter ocorrido por causa dos meios de transporte, mas sem eles não poderiam existir.

A Tabela I.1 mostra o efeito de produtividade crescente do homem, e a redução dos custos unitários na medida em que o sistema de transporte torna-se mais desenvolvido e complexo. A tabela mostra o aumento na capacidade de produção de transporte com a evolução tecnológica. A redução dos custos unitários em ton-mile (1 ton movida por uma milha, ou 2 tons movidas por meia milha) segue o aumento da capacidade de produção.

A alta produtividade, entretanto, é de pouco valor, a menos que os bens produzidos sejam utilizados ou consumidos. O transporte certamente é necessário para a adequada distribuição física dos bens. Tem-se dito que, a poucas décadas atrás, populações em áreas remotas da China passaram fome, a despeito de produções excepcionais em outras áreas daquele país, por causa da inexistência de transporte adequado.

A existência de transporte auxilia a igualar as oportunidades e a disponibilidade dos bens. Nenhuma região, dotada de um eficiente sistema de transportes, necessita enfrentar privações devido à sua localização afastada.

Tabela I.1 Técnicas de transporte melhoradas versus custos de transporte.

Custos diários

Tipo de trans-porte Produção diária em ton.miles Valor do veículo

(em dólares) Acessórios necessários (a)

(b)

(c)

(d) Acessório

Operação

Juros

Salários

(em dólares) Custo total por dia

(em dólares) Custo por ton.mile

(em dólares)

Homem com carga nas costas

(100 lb carregadas 20 milhas)

1

0

Trilha e mochila

(a)

(b)

(c)

(d)

0,01

-

-

0,20

0,21

0,21

Cavalo de carga

(200 lb carregadas 40 milhas)

4 80 Trilha,

sela e

alabardas (a)

(b)

(c)

(d) 0,02

0,20

0,01

0,40

0,63

0,16

Carrinho de mão

(400 lb movidas 20 milhas)

4 10 Caminho (a)

(b)

(c)

(d) 0,04

0,02

0,01

0,30

0,37

0,093

Carroça em ótima condição

(1000 lb movi-das 20 milhas)

10 10 Estrada (a)

(b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com