TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição Da Engenharia Para A Sociedade

Artigos Científicos: Contribuição Da Engenharia Para A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE SERIA UMA MODELAGEM OU MODELO EM ENGENHARIA?

Modelagem é o processo pelo qual se constrói um modelo com a finalidade de representar ou simular o funcionamento real do que se pretende realizar ou construir. Modelar pode ser uma maquete ou a dedução de equações representativas do sistema. No caso de maquete, normalmente o modelo é confeccionado em escala reduzida, o que permite visualizar, com certa fidelidade, detalhes estéticos de cor e acabamento que se aplicarão ao produto final, além de auxiliar no planejamento das etapas do processo construtivo.

NO SEU PONTO DE VISTA COMO O ENGENHEIRO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE ATUAL?

Atualmente a engenharia permeia todos os segmentos da cadeia produtiva e algumas de serviço da nossa sociedade. Pesquisador, professor, administrador, controlador de força de trabalho e construtor, são alguns exemplos da atuação do profissional engenheiro. Embora muito vasto, encontramos algo comum neste leque de atuação: o engenheiro como agente transformador.

Vou exemplificar duas práticas que considero de destaque: através da pesquisa desenvolve novas tecnologias que transformam e melhoram antigos processos ou produtos; na área acadêmica desenvolve sucessores que renovarão o conhecimento, sendo esta talvez a mais importante, pois deve incentivar a renovação crítica responsável pelos verdadeiros avanços.

Obviamente que construir pontes, creches, escolas, hospitais e museus, são belas contribuições para a sociedade, mas a maior contribuição que um engenheiro pode dar durante sua carreira é atuar sempre com ética, dignidade, respeito à vida e ao meio ambiente sem se abster das questões sócio/políticas nas quais, enquanto classe, podem exercer grande influência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com