TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Econômica

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Lista 1

[pic 1]

Os fatores de produção e os recursos de uma sociedade são limitados (escassos), já as necessidades da população são ilimitadas e tende a se renovar ao longo do tempo. Com isso, gera a necessidade de escolher entre alternativas de melhor produção e distribuição dos resultados. Essas escolhas levam às questões sugeridas, tipo: O que e quanto produzir (devido a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir (deverá ser escolhidos insumos produtivos e tecnologia disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e para quem produzir (qual a destinação final do produto).

2. Como define o conceito de escassez?

É a natureza limitada dos recursos da sociedade, restrição física dos recursos.

3. Do que trata a ciências econômicas?

Estuda como o indivíduo e a sociedade devem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens de serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. 

4. Quais são as preocupações dos economistas?

Conhecer o cenário econômico mundial e analisar as necessidades de mercado da sociedade.

5. Comente a seguinte frase: “Os automóveis não são escassos  pois circulam automóveis em número excessivo. As vias de transporte, essas sim, são escassas!”.

No contexto atual da sociedade, o número de automóveis cresceu significativamente com o passar dos anos. Já as vias de transporte não tiveram um crescimento proporcional ao número de automóveis, isso gera caos urbano, acarretando grandes congestionamentos.

6. Por qual motivo se apresentam aos economistas as escolhas alternativas como importantes?

7. A escassez é uma característica geral de qualquer economia, ou aplica-se apenas a economias menos desenvolvidas? Justifique cuidadosamente a sua resposta.

É uma característica de qualquer economia, pois leva-se em conta a escassez de recursos, e nenhuma economia por mais desenvolvida que seja, consegue fornecer recursos abundantes para suprir todas as necessidades da população. Isso gera um equilíbrio entre oferta e demanda, pois essa escassez gera um valor comercial para os recursos.

8. Defina Fronteira das Possibilidades de Produção (FPP).

 Estudo do grau de eficiência de uma economia, da sua capacidade para utilizar os recursos que tem à sua disposição da melhor forma possível, sem que se verifique qualquer desperdício. De fato, tendo em conta que a eficiência produtiva pode ser medida através da forma de afetação dos fatores produtivos, o seu valor máximo atinge-se quando a sociedade não pode aumentar a produção de um bem sem diminuir a produção de outro. Mais concretamente, e tendo em conta o já referido anteriormente, a FPP representa o conjunto de combinações de produtos para as quais a economia é eficiente. Assim sendo, qualquer situação em que subsista o desemprego de recursos não faz parte da fronteira de possibilidades de produção de uma economia, na medida em a utilização dos recursos desempregados possibilita desde logo o aumento da produção de um ou mais bens e serviços. 


9. Dê três exemplos de tradeoffs importantes com que você se depara na vida.

- Deixar de viajar no fim de semana para estudar para as prova;

- Ir de ônibus para a faculdade, devido ao preço do combustível;

- Ter um carro menos potente devido ao baixo consumo.


10. Qual o custo de oportunidade de assistir a um filme no cinema?

O tempo gasto para ir ao cinema e assistir o filme poderia ser gasto fazendo outra atividade (não financeiro), além do gasto financeiro (ingresso, transporte)

11. A água é necessária para a vida. O benefício marginal de um copo d’água é grande ou pequeno?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (176.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com