TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Produção Metalúrgica

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.894 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE

CURSO DE ENGENHARIA

OURO

4º ano – Engenharia Produção Metalúrgica

Ana Clara Cabral

Priscila Curty         Basílio                21376107        

Vanessa Batista                        21376083

Resende – RJ

2016


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OURO        

2.1        TIPO DE MINÉRIO        

2.2        DISPONIBILIDADE        

2.3        RESERVAS        

2.3.1        MUNDIAL E NACIONAL        

2.3.2        EXPORTAÇÃO        

2.4        APLICAÇÕES        

2.5 PREÇO        

2.6 PRINCIPAL ROTA DE EXTRAÇÃO        

2.7 INSUMOS UTILIZADOS        

2.8 MINÉRIOS ALTERNATIVOS        

2.9 RECICLAGEM        

2.10 REUTILIZAÇÃO        

2.11 SUSTENTABILIDADE        

2.12 PRODUÇÃO MAIS LIMPA        

2.13 RESÍDUOS GERADOS        

3.        CONCLUSÃO        

4.        BIBLIOGRAFIA        


  1. INTRODUÇÃO

O ouro é um metal fascinante, não apenas bela sua beleza, mas também pela suas propriedades. Ocorre na natureza, mais vulgarmente, na forma nativa (sob a forma de metal). E um metal de cor brilhante, bastante resistente à oxidação e, portanto, menos suscetível à corrosão. É macio e flexível, entretanto é extremamente resistente e denso.

Devido as suas características, o ouro é um metal que pode ser aplicado em uma grande quantidade de produtos utilizados para os mais diferentes fins. Sendo um dos materiais mais importantes no processo de fabricação dos aparelhos eletrônicos. Atualmente são reconhecidas as seguintes aplicações: fotografia, gastronomia, microscopia, economia, decoração, joalheria, tecnologia, indústria etc.

Por ser um metal bastante inerte, é considerado um dos metais mais biocompatível existente. Além disso, é um metal pouco abundante na natureza o que justifica o valor historicamente elevado, tanto como material, como uma forma de dinheiro.


  1. OURO

  1. TIPO DE MINÉRIO

Distribuído pela crosta terrestre e relativamente inerte, é possível encontrar o ouro como metal, pequenas inclusões e até como impureza em vários minérios a partir dos quais é extraído como subproduto. [pic 2][pic 3]

A Calaverita (AuTe2) é um telureto de ouro e corresponde à ocorrência deste na natureza, como mineral. Apresenta estrutura cristalina monoclínica, não possui clivagem, é opaca e a dureza varia entre 2,5 a 3,0.

Sob a forma de metal, uma das características é a alta maleabilidade e na maior parte dos casos, é aplicado em forma de ligas, associado a metais como a prata e o cobre. Um outro aspecto é a classificação como metal nobre, ou seja, de baixa reatividade a partir da qual possibilita a constituição de diversos compostos, como:

  • Tricloreto de ouro (AuCl3)
  • Ácido Cloroáurico (HAuCl4) – composto mais recorrente, que forma cristais prismáticos vermelhos e cuja solução é amarela.

Os minerais em que o ouro aparece frequentemente associado são o quartzo e a pirita e quando este é obtido diretamente das rochas, seja em veios ou fraturas, por exemplo, diz-se que foi extraído de um depósito primário, entretanto se a ocorrência é proveniente de sedimentos detríticos, trata-se de um depósito secundário. [pic 4][pic 5][pic 6]

Os métodos atuais de obtenção permitem a extração nos dois tipos de depósitos reconhecidos na superfície da Terra, porém vale ressaltar a existência de estimativas que chamam a atenção ao ressaltarem que nos oceanos pode haver ouro a ser explorado.

  1. DISPONIBILIDADE

O ouro sempre foi raro, o material só pode ser encontrado em 0,005 partes de milhão na crosta terrestre. Por ser muito raro, em toda história da humanidade, o ouro sempre foi derretido e reaproveitado.

Cálculos apresentados recentemente pelo investidor americano Warren Buffet, sugerem que todo ouro do mundo poderia caber em uma sala de 20m de cada lado. Obviamente os cálculos não consideram o ouro ainda em baixo da terra, mas apenas o que foi explorado e hoje está fundido em barras, joias ou cobrindo antigo monumentos.

A consultoria Thomson Reuters, afirma que este cubo dourado teria 171,3 mil toneladas de outro no mundo, ou seja, caberiam numa sala quadrada com paredes de 20m de comprimento e 9,8m de altura. Porém, este número está longe de ser definitivo: as estimativas sobre o quanto de ouro já foi explorado variam bastante vão de 155 mil toneladas a 2,5 milhões de toneladas.

  1. RESERVAS

O Brasil é o décimo terceiro maior produtor de ouro, com produção de 66 toneladas em 2011. A China é a maior produtora, com 355 toneladas (13,14% da produção mundial), seguida pela Austrália com 10%, pelos EUA (8,77%) e pela África do Sul (7,03%), segundo dados do USGS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (633.5 Kb)   docx (527.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com