TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Controle e Automaçao - Automação Industrial Automação Pneumática

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL

 Engenharia de controle e automaçao- automação industrial

Ricardo Sousa Isidio da Silva RA-257822013

Portfólio 01

Sistemas Flexiveis

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

Ricardo sousa ISIDIO DA SILVA

portfólio 01

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de controle e automação da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Automação de Manufatura.

Prof Fabio Vieira.

Guarulhos

2016



[pic 2]

Sistema flexível de manufatura.

     FMS (flexible manufacturing systems) ou Sistema flexível de manufatura, seu conceito foi originado na década de 60 na Grã-Bretanha, desenvolvido para ser utilizado na área de usinagem das industrias, conceito tal que exigiu o desenvolvimento prévio do controle numérico (NC).

    O conceito original inclui o controle computadorizado das maquinas NC, a produção de variadas peças e utilização de depósitos de ferramentas para diferentes operações de usinagem.

Flexibilidade

    Para se afirmar que um sistema de manufatura possui flexibilidade ele deve ter a capacidade de identificar e distinguir diferentes tipos de peças ou produtos processados pelo sistema, a rápida troca das instruções operacionais e da configuração física.

Tipos de FMS

    Todo FMS é projetado pra uma aplicação própria, são distinguidos pelo tipo de operações que realizam, operações de montagem ou de processamento, pode se classificar um FMS pelo numero de maquinas e pelo nível de flexibilidade.

Componentes do FMS

    Os FMS são compostos por estações de trabalho, sistema de manuseio e armazenamento de material, e sistema de controle computadorizado, e são necessárias também pessoas para gerenciar e operar o sistema.

Estações de trabalho

    Podem ser vários os tipos de estações de trabalho no conceito de FMSs,estações de carga e descarga,por onde as peças brutas de trabalho entram e saem.

    Estações de usinagem, onde os sistemas FMS são mais comumente aplicados, são as maquinas CNC em particular o centro de usinagem horizontal.

    Estações de processamento consistem no uso de operações de prensagem, dobras, forjamento, e corte de chapas metálicas.

Sistemas de manuseio e armazenamento de material

    Tem as funções de permitir o movimento aleatório e independente das peças na estação, de uma maquina para outra de acordo com a necessidade do processo, permite também o uso de varias configurações de peças, fornece armazenamento temporário, acesso para carregar e descarregar peças de trabalho. Criar compatibilidade com o controle computadorizado

Equipamento de manuseio de material

    São aqueles utilizados no transporte do material, através de transferência em linha e robôs industriais. Essa função de manuseio é dividida em dois sistemas primário e secundário que são responsáveis pela movimentação das peças entre as estações e posicionamento das mesmas com precisão suficiente para realizar a operação necessária.

Configurações de layout de FMS

    São classificados em cinco categorias, layout em linha, layout circular ou em loop, layout em escada, layout em campo aberto e célula centralizada em robô.

   No Layout em linha as maquinas e o sistema de manuseio são colocados em linha reta.

  No layout circular as estações são colocadas em loop servidas por um sistema de manuseio colocado da mesma maneira em loop.

  No layout em escada é colocado em degraus o que dispensa a necessidade de um sistema secundário de manuseio.

  No layout em campo aberto são utilizados múltiplos loops e escadas e pode incluir ramais, utilizado em processos de uma grande família de peças.

   No layout centralizado em robô utilizasse um ou mais robôs como sistema de manuseio do material, sendo utilizados e adaptados  tanto para peças rotativas quanto para cilíndricas.

Sistema de controle computadorizado  

    É um sistema que interliga as estações de trabalho ao sistema de manuseio entre outros componentes de hardware, tem as funções de controlar as estações de trabalho, distribuir as instruções para as mesmas, controle de produção e da sua velocidade, controle de trafego, controle do carro transportador das peças, monitoramento das peças, seus estados e localização, controle das ferramentas e de seu tempo útil, monitoramento e relatório de desempenho do FMS, e diagnostico utilizado na percepção e prevenção de problemas.

Recursos humanos    

   Apesar de serem totalmente automatizados os FMS ainda necessitam de trabalho humano para operar e gerenciar os sistemas e também por vezes carregar e descarregar peças brutas e acabadas, fazer a manutenção e reparo dos equipamentos.

Aplicações do FMS

    É mais aplicado em processos de usinagem, mas também é utilizado em prensagem de chapas de metal, forjamento e montagem.

Vantagens do FMS

   Maior utilização das maquinas, menor numero de maquinas para os processos, redução do espaço necessário no chão de fabrica, maior capacidade de resposta a mudanças quando se fazem necessárias, diminuição na necessidade de estocar, menores prazos de manufatura, menor necessidade de trabalho direto e aumento de produtividade e oportunidade para produção autônoma.

Aspectos de planejamento e implementação do FMS

   Por ser um sistema de auto-investimento se faz necessário um bom planejamento por parte dos gestores que pretendem utilizar esse sistema, esse planejamento divide-se em aspectos de planejamento e projeto que irá considerar as peças que serão produzidas,suas famílias, necessidades de processamento e operações, características físicas da peça, volumes de produção, os tipos de estações de trabalho e variações nos layouts, trabalhos em processo e capacidade de armazenamento, as decisões de ferramentas seus tipos e quantidades necessárias nas estações e dispositivos de fixação em palete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com