TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Produção: Definição, história, a empresa onde a produção ocorre, os desafios da engenharia de produção

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia de produção: definição, história, a empresa onde a produção ocorre, os desafios da engenharia de produção

Trabalho de Adaptação

São Paulo

2019


A Engenharia de Produção é a área da Engenharia que estuda e realiza melhorias quanto à implementação de sistemas de produção e tudo que o envolve, como o uso de materiais, equipamentos, recursos naturais, humanos e energéticos. Apesar de ser ligada em um primeiro momento ao chão de fábrica e indústrias, a Engenharia de Produção não se resume a isso. Ela atua em diversos segmentos, como no setor de serviços e também no varejo. Sendo assim, torna-se uma área muito extensa, que abrange conhecimentos de várias etapas e processos em uma determinada linha de produção.

Origem mais remota: No início da produção de mercadorias o artesão desenvolvia todas as fases produtivas, desde a concepção e a criação do produto, até a sua execução final. A origem da Engenharia de Produção ocorre quando esse artesão além de produzir preocupou-se em organizar, integrar, mecanizar, mensurar e aprimorar a produção.

Origem mais recente: Com a revolução industrial iniciada no século XVIII na Inglaterra houve o aparecimento da manufatura introduzindo a máquina-ferramenta. Isso passou a exigir um tratamento mais adequado aos processos de produção. No entanto, somente no final do século XIX, principalmente a partir do denominado “Scientific Manegment”, no qual Frederick Winslow Taylor (1856 - 1915) foi considerado um dos expoentes, surgiram atividades de sistema integrados de produção, que se relacionam mais diretamente com esta modalidade de engenharia, tal como se concebe atualmente. Nesta trajetória deve-se destacar também os trabalhos do Engenheiro Henry Laurence Gantt Medal (1861-1919) autor do “Gráfico de GANTT” e do casal Frank Bunker Gilbreth (1868-1924) e sua esposa Lillian Moller Gilbreth (1878-1972) considerada uma das pioneiras da ergonomia (Leme, 1983).

A formação em Engenharia de Produção no Brasil só teve início na segunda metade do século XX, na Escola Politécnica da USP (Poli/USP) com a criação das disciplinas: Engenharia de Produção e Complemento de Organização Industrial por iniciativa do Professor Ruy Aguiar da Silva Leme. O professor Leme, mostra no documento “História de Engenharia de Produção no Brasil” (1983) que, com este ato a data de nascimento da Engenharia de Produção no Brasil, pode ser considerada como abr/1955. Em 1959, o Professor Leme propôs desdobrar o curso de Engenharia Mecânica em duas opções: Projeto e Produção. Nascia então o primeiro curso de Engenharia de Produção do país.

Um exemplo de empresa onde a engenharia de produção é aplicada é o frigorifico Minerva Foods S/A de José Bonifácio, a mesma segue todos os processos com a gestão direcionada para a produtividade e qualidade da carne bovina, Eu Pedro H. Zaqueo, como representante do setor de rastreabilidade da empresa, tenho a oportunidade de participar de todas as etapas da fabricação de carne fresca e posso dizer que a empresa tem êxito em todos os processos, alcançando altos níveis de qualidade e produção, atendendo tanto as necessidades do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com