TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Engenharia de Métodos sobre a Empresa Fabinato

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Trabalho Final da disciplina de Engenharia de Métodos

Empresa: Carpintaria e Marcenaria Fabinato

Grupo:

Caio Viana Dantas

Eduardo Vidal

Germano Hasslocher

Fellipe Andrade

  1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE PRODUTIVA

  1. INFORMAÇÕES GERAIS

Para este trabalho utilizamos a Fabinato como empresa a ser estudada. Foram necessárias duas visitas na fábrica para que os dados utilizados nesse trabalho pudessem ser coletados. No local é realizada a montagem personalizada de vitrines de exibição e de geladeiras horizontais (balcões frigoríficos).

A razão social da empresa é CARPITARIA E MARCENARIA FABINATO LTDA ME, cujo CNPJ é 28.750.008\0001-94 e a Inscrição Estadual é 82.571.280. Localizada na Avenida Dr. Renato Silva, 44-50-54 (antigo canal), a Fabinato está situada no bairro da Engenhoca - Niterói - RJ e seu CEP é 24110-470. O acesso à empresa estudada por nós para o desenvolvimento deste trabalho foi concedido por Bruno Zuniga da Silva, que é o projetista e, segundo ele, a Fabinato possui um total de quinze empregados e somete um turno. O organograma da empresa pode ser visualizado ao final deste relatório, na parte dos anexos. (ANEXO 1)

  1. HISTÓRICO DA UNIDADE PRODUTIVA

        A CARPINTARIA E MARCENARIA FABINATO, uma empresa de porte médio, foi fundada no ano de 1956 e tem sua administração gerenciada hereditariamente. Por isso, atualmente, o responsável pela empresa possui 100% do controle (não é de capital aberto). Seu objetivo é ser referência estadual em produtos sob encomenda no ramo de instalações comerciais e os produtos fabricados são: Geladeira Horizontal (balcão frigorífico) e Vitrine de Exposição. Não há terceirização da produção, e os funcionários não possuem participação administrativa. Portanto, eles estão limitados apenas as suas próprias funções braçais. Quanto às modificações, a Fabinato, inicialmente, localizava-se no endereço “54” e, agora, expandiu-se em direção ao “44”.

  1. MUDANÇAS RELEVANTES PLANEJADAS NA LINHA DE PRODUTOS

        Ao longo do tempo, a Fabinato teve algumas mudanças que colaboraram para o sucesso da empresa. Além de adquirir máquinas e equipamentos mais modernos que substituíram o árduo trabalho braçal dos operários, uma das mudanças mais significativas, em relação à linha de produção, foi na área de projeção. Antes da popularização da internet e desenvolvimento de alguns programas como o AutoCad, os projetistas da empresa realizavam os desenhos todos a mão e, nos casos em que o cliente não ficava satisfeito, os desenhos deveriam ser todos refeitos.

        Além disso, em épocas de crise, outra mudança significativa realizada na linha de produção é em relação à utilização do aço. Para minimizar os custos, a Fabinato opta pela compra de um tipo de aço mais fino, por ser uma matéria prima não muito inferior em relação às utilizadas atualmente e por serem mais baratas.

  1. CARACTERIZAÇÃO DOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS

Em relação ao produto fabricado pela empresa, devem-se analisar os critérios qualificadores, ou seja, o mínimo esperado pelo cliente ao realizar um pedido, e os critérios ganhadores de pedido, que consiste em características específicas e, às vezes, únicas.

Os critérios qualificadores do produto se encontram na confiabilidade e velocidade de entrega, por ser uma empresa que foca no compromisso com os prazos estabelecidos e comunicados ao cliente.

A qualidade dos materiais utilizados na produção dos balcões é bem elevada (aço custoso e de boa qualidade) e a flexibilidade que torna o produto único no mercado - já que são feitos sob medida - são critérios ganhadores de pedido que diferenciam a empresa.

Para cada critério competitivo foi realizada uma comparação com seu único concorrente:

  • Qualidade: Possui uma qualidade maior que a do concorrente no seu produto final, pois não há economia de custos na compra da matéria prima, diferentemente do seu concorrente. Isto porque a produção em massa exige o maior corte de custos possíveis para que se alcance um lucro maior, um exemplo pode ser a utilização de um aço mais fino.
  • Flexibilidade: Possui uma flexibilidade maior que a do concorrente por fabricar seus produtos sob encomenda. Assim há a possibilidade de atender um número maior de clientes que necessitam de uma medida especifica para o local onde será instalado o balcão.
  • Custo: Possui um custo maior que o do concorrente pelo uso de materiais específicos em cada item. O concorrente possui uma linha de produção de produtos padronizados, conseguindo baixar seu custo de produção;
  • Velocidade de entrega: Uma velocidade de entrega maior devido à demora em produzir os produtos personalizados. Enquanto seu concorrente possui estoque dos itens comercializados.
  • Confiabilidade de entrega: Ambas possuem uma confiabilidade por parte dos clientes equivalentes.

  1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

  1. CLASSIFICAÇÃO A-B-C DOS PRODUTOS FABRICADOS

A empresa possui uma produção especializada e muito flexível, por isso, não há uma quantidade certa de produtos fabricados. Porém há duas linhas de produtos no qual a demanda é bem elevada. São eles a geladeira horizontal, classificada como produto A por ter um processo de fabricação mais complexo, além da vitrine de exibição, produto B. Em relação às quantidades, são fabricados, em média, 50 geladeiras e 35 vitrines ao ano.

Quantidade Produzida (anual)

Vitrines de Exibição

 35

Geladeiras Horizontais

50

        

        Um gráfico que esclarece melhor essa produção pode ser visualizado ao final do relatório na parte dos anexos. (ANEXO 2)

  1. FLUXOGRAMA DE PROCESSOS

        O Fluxograma de Processos (ANEXO 3) é uma ferramenta que tem como objetivo fornecer uma visão sequencial e os relacionamentos de todo o processo desde a matéria prima até o produto acabado.

        No caso da Fabinato, podemos observar que todas as atividades realizadas são essenciais para o desenvolvimento do produto final. Sendo assim, torna-se impossível eliminar ou simplificar qualquer uma das etapas. Além disso, as atividades estão dispostas numa sequencia que não permite combinações, levando em consideração os maquinários disponíveis na fábrica atualmente. No entanto, com uma modernização da empresa algumas atividades poderiam ser combinadas, simplificando e agilizando o processo produtivo, o que trataremos mais adiante nas possíveis melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com