TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia no século XX1

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

Engenharia

Os engenheiros são caracterizados pelas realizações de interesses sociais e humanos que importem na realização de meios de locomoção, comunicação, edificação, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, etc.

 O engenheiro antes de tudo deve estar legalizado para poder atuar na sua área. Devendo estar revalidado e registrado no país, tendo diploma de faculdade ou escola estrangeira de ensino superior de Engenharia, bem como os que tenham exercício amparado por convênios internacionais de intercâmbio. E os estrangeiros contratados, a critério da CONFEA, tenham seus títulos registrados temporariamente.

A pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços, públicos ou privados, reservados aos profissionais da engenharia e que não possua registro nos Conselhos Regionais, também o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro, o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas, estará exercendo ilegalmente a profissão de engenheiro, também, o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade.

As atividades e atribuições profissionais do engenheiro consiste em desempenhar cargos, funções e comissões em entidades estatais, para estatais, autárquicas e de economia mista e privada; planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária; estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica; ensino, pesquisa, experimentação e ensaios; fiscalização, direção, execução de obras e serviços técnicos;

Engenharia Aeronáutica

A principal característica do engenheiro aeronáutico é a elaboração de projetos para a construção de aeronaves e as atividades de manutenção, podendo construir e reparar qualquer aeronave, incluindo também no seu trabalho foguetes e satélites. Ele pode atuar em indústrias, obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo. Trazendo em suas características algumas semelhanças com o engenheiro civil, pois, o mesmo também atua na área de construção, reparos, planejamentos, etc.,todavia, na sua área.

Engenharia Ambiental e Sanitária

A grande função deste engenheiro é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana. Este profissional projeta constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e o de descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. É também responsável pela avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água. O engenheiro civil, também fica responsável por preservar os recursos naturais no período de sua atuação, evitando também, poluições no ar,no solo, na água, etc..

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

É o ramo da engenharia que, analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. Com base em pesquisas de campos e cálculos, ele planeja, orienta, dirige e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos geográficos e físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais. Também, mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área, assim, seu trabalho serve de base para que engenheiros civis tenham as condições necessárias para a construção de prédios, estradas, barragens ou de redes de água e esgoto ou de energia elétrica.Com certeza, é uma das engenharias que mais tem semelhanças com a civil, pois além de realizar um trabalho que pode servir de base para o engenheiro civil, o engenheiro cartográfico pode atuar em grandes construtoras, orientando projetos.

Engenharia da computação

Atua desenvolvendo computadores, periféricos e sistemas que fazem a integração entre hardware e softwares. Desenvolvendo também, produtos para serviços de telecomunicações. Assim como o engenheiro civil, o engenheiro da computações deve ser capaz de solucionar problemas, supervisionar trabalhos, e etc., porém na área da computação.

Engenharia de Alimentos

O profissional dessa área ocupa-se da fabricação, da conservação, do armazenamento e do transporte de alimentos industrializados. Trabalhando na indústria, participando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal ou vegetal, da seleção das matérias-primas e definição no sistema de armazenagem, até o projeto das embalagens. Desenvolvendo e testando formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos, seu sabor, sua cor, a sua consistência, também, desenvolve tecnologias limpas e processos para o aproveitamento de resíduos. Quando se fala em engenharia de alimentos e na  civil, imagina-se logo, duas coisas que não tem nada a ver uma com a outra, porém nessa área, todos os profissionais devem estar preparado para resolver qualquer tipo de problema que envolva sua característica profissional, o que torna-os semelhantes no sentido de um profissional capaz de trazer melhorias para a humanidade.

Engenharia de controle e automação

Responsável por desenvolver e executar projetos de automação industrial. Tendo como foco no seu trabalho, projetar e operar equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer manutenção. Podendo em empresas que já estão automatizadas, redimensionar, operar e manter os sistemas e equipamentos já instalados, trazendo alguns traços do engenheiro civil que também é apto a trabalhar na organização, manutenção e administração de empresas já instaladas.

Engenharia Agrícola

Cuida dos processos de produção agropecuária, projetando e administrando técnicas e equipamentos usados na lavoura e nas criações. Estuda e implementa métodos de armazenagem, constrói silos, armazéns e estufas, sempre pensando em inovação e desenvolvimento sustentável. Propõe a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Constrói açudes, barragens, sistemas de irrigação e drenagem. O engenheiro civil, também, em seu papel de criação, manutenção, administração, inovação, realiza, na sua área questões que trazem algumas semelhanças com atividades do engenheiro agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com