TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Tração

Por:   •  27/4/2016  •  Ensaio  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS

ENSAIO DE TRAÇÃO – ANALISE DE RESISTÊNCIA, ALONGAMENTO E FRATURA

1. Introdução

             O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais. Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material.O ensaio termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do provete, no caso de materiais com certa ductilidade, a ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura do mesmo, o que raramente acontece. A seguir será demonstrado como se dá o exercício deste tipo de ensaio em laboratórios de materiais metálicos.

2. Materiais e métodos

De modo a simular o ambiente de uma indústria metalúrgica, foi proposto à prática laboratorial, o emprego do ensaio mecânico de tração em quatro corpos de provas formato cilíndrico de Aço ABNT 1045, estirado a frio, C10x50 (10mm de diâmetro útil e 50 mm de comprimento útil) conforme Fig.1 submetidos a diferentes tratamentos térmicos conforme sequência abaixo.

[pic 1]

Fig. 1: Representação corpo de prova cilíndrico. Fonte: www.ebah.com.br

A prática propôs que para cada corpo de prova um processamento diferente fosse feito. Deste modo, tratamentos térmicos foram realizados, obtendo estruturas distintas, bem como comportamentos distintos. Utilizou-se de fornos industriais Fig. 2 capazes de alcançar as temperaturas necessárias para os tratamentos.

[pic 2]

Fig. 2: Forno utilizado para tratamento térmico. Fonte www.jung.com.br

Paralelamente ao exame do comportamento do material, buscou-se obter a dureza dos corpos de prova, como meio de validação de resultados, bem como verificação da capacidade de tração da máquina de ensaios (todos os corpos de prova deviam romper-se durante o ensaio). Para tanto se fez uso do Durômetro Rockwell Fig. 3

[pic 3]

Fig. 3: Durômetro Brinell Fonte: www.ufjf.br

Para realizar os testes utilizou-se a máquina universal para ensaios mecânicos de tração, compressão, modelo EMIC 23-100, Fig. 3 eletromecânica, micro processada, cujas variáveis de carga e deformação puderam ser tomadas e processadas gerando análises gráficas do comportamento de cada corpo de prova, possibilitando posteriormente comparar os resultados com aqueles esperados pela literatura técnica.

[pic 4]

Fig. 4: EMIC 23-100

Finalmente, com os dados coletados, foi possível por método tabular, comparar as propriedades obtidas conforme será mostrado a seguir.

3. Resultados e Discussões

A seguir estão apresentados os gráficos resultantes dos ensaios de tração.

[pic 5]

[pic 6]

Fig. 5.  Grafico Carga X Deformação do aço ABNT 1045 no Estado de Fornecimento

Fig. 6. Grafico Carga X Deformação do aço ABNT 1045 Normalizado

[pic 7]

[pic 8]

Fig. 7. Grafico Carga X Deformação do aço ABNT           1045 Recozido

Fig. 8.  Grafico Carga X Deformação do aço ABNT 1045 Revenido

Com base nos gráficos acima e em medidas obtidas nos corpos de prova, foram calculadas as propriedades apresentadas na tabela abaixo.

Tabela 1 Propiedades do aço ABNT 1045 conforme tratamentos térmico submetido

EF

Recozido

Normalizado

TR550

Limite de Resistência

à Tração (MPA)

907,57

596,61

725,25

761,30

Limite de

Proporcionalidade (MPA)

624,09

399,42

386,94

636,58

Alongamento (%)

10,71

24,01

15,99

13,95

Estricção (%)

40,36

51,83

49,88

61,09

Modulo de Elasticidade

Calculado (GPA)

8,12

8,46

8,88

15,228

As curvas, obtidas com os ensaios de tração, representadas acima mostram que apenas a amostra recozida apresentou escoamento descontínuo, característica comum em aços de baixo carbono. O primeiro pico no gráfico é chamado de limite de escoamento superior e depois disso a tensão cai para o limite inferior de deslizamento. Esse comportamento é associado à presença de pequenas quantidades intersticiais ou impurezas substitucionais.

A amostra no estado de fornecimento apresentou a maior tensão de ruptura e tensão limite de proporcionalidade, com isso é possível concluir ela possui um alto grau de encruamento. Mesmo a amostra temperada e revenida rompeu com uma tensão menor, provavelmente em decorrência da alta temperatura do revenido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (676.9 Kb)   docx (437.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com