TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de porosidade e absorção de água

Por:   •  3/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaio de porosidade e absorção de água

Na determinação desses indices segue-se a norma da ABNT-NBR 12.766, que especifica 10 amostras cilindricas com 5 a 7 cm de diâmetro. Esses corpos-de-prova são lavados e levados à estufa ventilada submetida a temperatura entre 110°C e 115°C, por 24 horas. Após a secagem são pesados (massa A) e, em seguida, são saturados em água, com auxílio de uma bomba a vácuo por 24 horas, e pesados (massa B). Depois são submersos novamente e pesados (massa C).

A massa específica é expressa pela relação entre a massa da rocha e seu volume, esse indíce reflete o estado de sanidade do material, pois rochas alteradas possuem massas específicas menores que as mesmas no estado são.

Porosidade é o volume de espaços “vazios” (poros) de uma rocha, e está relacionada ao tipo de rocha e seu grau de alterabilidade da rocha.

Permea bilidade, por sua vez é a intensidade do fluxo de um fluído através de um rocha, isto é, depende da maior ou menor conexão entre os espaços vazios de ma rocha.

Os materiais rochosos são utilizados na construção civil em diversas formas e usos. Pode-se citar alguns exemplos deles:

• Britas, pedrisco, areia artificial e natural, pó de pedra e seixos podem ser usados para argamassas e concretos, drenagem, lastro de ferrovia, entre outros;

• Placas de pedra para revestimentos de paredes e pisos;

• Blocos para fundações, muros de arrimo, barramento de agua ou como proteção de taludes.

Esses materiais são chamados de agregados quando se apresentam na forma de grãos (granular) e quando estão na forma de placas são conhecidos como pedras de revestimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com