TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaios de tração

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.930 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário de Tucuruí

Faculdade de Engenharia Mecânica        Turma: 2014

Disciplina: Laboratório de Ensaios Mecânicos

Relatório: Ensaio de Tração

Professor: Me. Paulo Machado

Grupo:

Cristiane Moraes de Almeida                

Eduardo da Silva Lima                            

Emanoel Laurentino Vieira                        

Erika Cristina de Melo Lopes                    

Natália Carvalho do Nascimento                    

Junho de 2015

Resumo

O presente relatório tem por objetivo mostrar o ensaio de tração feito em laboratório segundo a orientação de um professor. Como estratégia para a prática, utilizou-se uma máquina e uma amostra de referência. Realizou-se então o ensaio de tração nesta amostra, o qual consistiu na aplicação de uma força uniaxial na amostra (corpo de prova), tendendo-o a alongá-lo até o momento de sua fratura. Mediu-se a variação no comprimento (L) como função da força aplicada (P), e após o tratamento adequado dos resultados obteve-se uma curva tensão (σ) versus a deformação (ԑ) do corpo de prova. Deste ensaio adquiriu-se alguns dados através de cálculos e computador para a quantificação das características mecânicas do material e constatou-se que a amostra é dúctil.


Sumário

1 Introdução        4

2 Objetivo        4

3 Revisão Bibliográfica        4

3.1 Conceitos importantes do diagrama tensão-deformação _        6

3.1.1 Região de comportamento elástico        

3.1.2 Região de comportamento plástica        

       3.1.3 Região de Deslizamento de Discordâncias ().........................[pic 2]

       3.1.4 Região de Encruamento Uniforme ()...................................[pic 3]

       3.1.5 Região de Encruamento Não Uniforme (<)[pic 4][pic 5][pic 6]

      3.2 Tipos de Fratura.........................................................................................        

4 Materiais e Métodos        

5 Resultados        

6 Discussão        

7 Conclusão        

8 Referências Bibliográficas        

Relatório: Ensaio de Tração

1 Introdução

        Em um ensaio de tração, um material ou corpo de prova ou provete é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura (ensaio destrutivo). Geralmente, o ensaio é realizado em um material de formas e dimensões padronizadas, para que se possa comparar e/ou reproduzir os resultados obtidos. O material é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina. Com este ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em toda a sua extensão, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, logo este ensaio permite medir satisfatoriamente a resistência do material. A uniformidade da deformação também permite obter medições para a variação da deformação em função da tensão aplicada. Tal variação é determinada pelo traçado da curva tensão-deformação a qual pode ser obtida pela máquina ou por pontos. A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do material.

A precisão dos aparelhos de medida, estão diretamente relacionados com a precisão do ensaio de tração. Das pequenas deformações, pode-se conseguir uma precisão maior na avaliação da tensão ao invés de detectar grandes variações de deformação, causando maior imprecisão da avaliação da tensão. Se o corpo de prova não estiver bem alinhado, os esforços assimétricos que aparecerão, levarão a falsas leituras das deformações para a mesma carga aplicada. Logo é importante centrar bem o corpo de prova na máquina para que a carga seja efetivamente aplicada na direção do seu eixo longitudinal, já que se esse não for bem conduzido, grande erro pode ser cometido.

2 Objetivo

Determinar através do ensaio de tração dados que quantificam características mecânicas dos materiais. Tais como limite de resistência à tração (); limite de escoamento (); módulo de elasticidade (); módulo de resiliência (); módulo de tenacidade (); coeficiente de encruamento (); Coeficiente de resistência (); Parâmetros relativos à ductilidade: estricção () e alongamento (); dentre outras.[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

3 Revisão Bibliográfica

O ensaio de tração não é necessariamente capaz de fornecer informações para prever o comportamento dos materiais quando sujeitos a carregamentos em condições de serviço, no entanto, ele permite avaliar características de resistência e de ductilidade que podem ser usadas para estabelecer critérios de controle de qualidade que assegurem desempenho padronização dos métodos de ensaio e dos corpos de prova, com relação a tamanho, forma e técnicas para a obtenção das amostras. Este é sem dúvida, um dos mais simples e mais utilizados dos ensaios mecânicos e, quando realizado criteriosamente, pode fornecer informações básicas sobre as propriedades mecânicas fundamentais dos materiais empregados na engenharia. Essas informações têm muitas vezes aplicação direta no projeto e dimensionamento de componentes e produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (683.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com