TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista De Emprego

Casos: Entrevista De Emprego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO:

Iremos iniciar está etapa do trabalho falando de vários tópicos que estão relacionados a busca do jovem por um espaço no mercado de trabalho, tais como elaboração de currículo, entrevista de emprego, comunicação adequada e apresentação do candidato em uma entrevista.

Hoje em dia as coisas mudaram muito e foram evoluindo, o avanço da tecnologia proporcionou um aumento significativo dos meios de trabalho, diversas áreas foram criadas, e novos setores totalmente inovadores também foram implantados, atraindo assim os jovens para o mercado de trabalho mais cedo. Empresas vêm investindo nesses jovens cada vez mais com o intuito de moldá-los para que possam suprir as necessidades da empresa, e futuramente ocupar cargos de liderança.

Visando em algumas dificuldades que os jovens enfrentam na busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, criamos esse projeto com o objetivo de ajuda-los com novos conhecimentos e tirar duvidas já existente.

• OBJETIVOS GERAIS:

 Elaboração de currículo;

"A primeira impressão é a que fica", já dizia o velho ditado. Um currículo bem elaborado é um diferencial que poderá estimular o entrevistador a convidar você para participar de um processo seletivo. Portanto, invista tempo e prepare-o com capricho!

1.1 - Como preparar um currículo;

Currículo:

Dados pessoais - colocados no início facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.

Objetivo - Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos.

Qualificações - Lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.

Formação Acadêmica - Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a sequencia: Curso, Instituição de Ensino, Ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado á formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação.

Experiências Profissionais - Mencione o nome da empresa e o período em que atuou lá. Colocar informações sobre a empresa mostra que você se preocupou em contextualizar quem analisa o currículo. É de muito bom tom usar!

Idiomas - Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas. Lembre-se disso!

Formação Complementar - Inclua os treinamentos e cursos que fizer, desde que tenham afinidade com a futura área de atuação.

Atividades Complementares - Aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.

 Utilize um e-mail formal.

 Faça com que as informações estejam organizadas e visíveis para o avaliador.

 Não adicione cores.

 Use letras do tamanho 10 ou 12. Visivelmente deve ficar organizado, sem erros de português.

1.2 - O que nunca deve conter em um currículo;

Os principais excessos cometidos pelos candidatos no momento de montar o currículo.

Informar número de documentos

Mencionar número do RG, CPF ou outros documentos oficiais é desnecessário.

Foto

Só envie a foto se a empresa pedir, colocar a imagem no currículo sem ser solicitado pode soar negativo.

Em caso de necessidade, vale lembrar que seu currículo não é seu perfil do Facebook, a foto deve soar profissional.

Preferir o cargo à área

No objetivo profissional entre citar o cargo e a área de atuação fique com a segunda alternativa. Ao informar o cargo o candidato pode ser eliminado já que as nomenclaturas variam muito de empresa para empresa.

Informar redes sociais

O profissional só deve informar o endereço de rede social se julgar a ferramenta adequada. Você não deve mencionar as mídias sociais em que expõe mais a vida pessoal.

Cursos fora da área ou defasados

O profissional sabe que o recrutador valoriza a formação constante e vai “incrementando” o currículo com cursos realizados durante toda a trajetória sem nenhum critério. Se você faz isso, reveja seu currículo agora!

Desequilíbrio entre formação e experiência

Não dê mais importância à formação acadêmica em detrimento da experiência e vice-versa. O currículo deve retratar com coerência a trajetória profissional.

Citar características comportamentais

Iniciativa, espírito de equipe e liderança, facilidade na comunicação, entre tantas outras habilidades são bastante valorizadas pelas companhias, mas não é para estampar no currículo.

Informe os resultados obtidos em sua carreira. Os números são muito bem-vindos, mas se você não pode quantificar os resultados, cite alguma atividade em que fez a diferença.

Apelar para o social

Houve uma fase em que o profissional socialmente responsável tinha pontos com o recrutador. A onda, contudo, passou. A verdade é que nem todas as empresas estão interessadas em causas maiores, nem quer saber se você participa delas.

Essa informação pode ser mencionada durante a entrevista de emprego.

“Matar” a língua

Salvo alguns cargos, ter pleno domínio da língua portuguesa não é exigência das empresas. Isso não quer dizer que você pode escrever o currículo como se estivesse conversando com um amigo na internet.

 2 - Entrevista de emprego;

A entrevista é uma conversa entre duas pessoas, sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com