TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia - Adaptação do ambiente de trabalho

Por:   •  23/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Ergonomia – Adaptação do ambiente de trabalho

        Após a leitura da tarefa acerca da situação da Kátia em seu ambiente de trabalho, pode – se concluir com clareza que é um típico caso em que empregador não possui os equipamentos de segurança necessários para poder realizar suas funções e, assim, consequentemente, corre um risco superior aos demais a acabar sofrendo alguma lesão durante seu turno de trabalho.

        O que a maioria das empresas “esquece” é que não basta apenas os ambientes serem ventilados, com boa iluminação, disponibilizarem cursos para seus funcionários e estarem dentro das leis de trabalho se não enquadram nos ambientes às necessidades individuas de cada um. Cada pessoa possui uma altura, um peso específico, e a questão da cadeira, por exemplo, deve ser levada em conta para o bem estar do funcionário.

        Como o ambiente é de grande fluxo, o atendimento tem que ser rápido e preciso, portanto os programas instalados em computadores devem ser de fácil manuseio e as impressoras devem ser rápidas e de fácil acesso, o que não acontece. Além disso, por Kátia acumular várias funções, ela não consegue desenvolver nenhuma da forma como gostaria, diminuindo sua produtividade. Tantas atividades fazem com que os funcionários também não consigam ter uma interação, e cada um acaba desempenhando sua função de um jeito diferente.

        É imprescindível que haja uma boa relação entre os funcionários e seu ambiente de trabalho, que deve ser agradável sem trazer transtornos físicos e psicológicos, garantindo que a função seja realizada com prazer, o que posteriormente gerará vantagens para a empresa em relação aos serviços oferecidos.

        A ergonomia tem como seu principal objetivo aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando o bem estar e, consequentemente, o aumento da produtividade.

        A segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes são os maiores temas analisados pela ergonomia e, por isso, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento de cada um, o que motiva funcionários e produzirem cada vez melhor.

        Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador. Quanto melhor, mais adaptado e mais agradável for o ambiente de trabalho melhor será o rendimento do funcionário e menor será a chance de ocorrer algum acidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com