TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  16/5/2018  •  Artigo  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

THE IMPORTANCEOFERGONOMICS IN THE WORKPLACE

Rodrio Gobbo de Assis [1]*

Ricardo Mattar [2]**

Resumo: Este estudo preza-se a analisar a evolução da ergonomia e sua aplicação dentro do ambiente de trabalho. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalhado, destacam-se Lilian Evelyn Moller Gilbreth, Anamaria de Moraes, Alan Wisner, Francisco Soares Másculo e Mário Cesar Vital. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa descritiva e explicativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes referem-se aos estudos desenvolvidos na área, bem como os benefícios trazidos dentro do ambiente de trabalho através da ergonomia, e as consequências de sua falta.

Palavras-chave: Ergonomia. Ambiente de Trabalho. Eficiência. Empresa.

Abstract: This study is an analysis of the evolution of ergonomics and its application within the work environment. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work are Lilian Evelyn Moller Gilbreth, Anamaria de Moraes, Alan Wisner, Francisco Soares and Mário Cesar Vital. Basic methodology based on descriptive survey and explicative, having date to the survey the bibliographic survey. Remunerations are more relevant in the area studies, as well as the consequences of their lack.

Keywords: Ergonomics. Desktop. Efficiency. Company.

  1. INTRODUÇÃO

As empresas e instituições vêm, cada vez mais, exigindo esforço e dedicação por parte dos trabalhadores. Independentemente do setor, as condições de trabalho refletem na saúde e nos problemas acarretados a ela.

Com isso, é preciso que o empregador se atente para as condições gerais do ambiente de trabalho, considerando os benefícios que essa atenção traz aos labutadores. Dessa forma, considerar os níveis de ruído, as condições de iluminação, além é claro da temperatura e do conforto, mesmo em um ambiente mais insalubre, é essencial para a manutenção de um bem-estar coletivo.

E, pensando nisso é que a ergonomia vem contribuindo cada vez mais para uma melhoria na eficiência dos procedimentos e no controle de melhores condições, adequando-se às normas preestabelecidas.

Sentir-se seguro em seu ambiente de trabalho é de grande importância para todo e qualquer trabalhador, preservando não só a sua saúde física como também mental, já que o estresse ocasionado por um ambiente hostil pode ser tão prejudicial ao trabalhador quanto os riscos ao seu corpo.

De acordo com que indicam muitos especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados do modo correto, podem contribuir para uma redução considerável nos níveis de cansaço, tornando os trabalhadores mais eficientes, evitando lesões físicas e o desenvolvimento de malefícios permanentes no indivíduo.

Para fazer isso, é necessário utilizar-se das ferramentas e métodos corretos, garantindo aos colaboradores da empresa um ambiente de trabalho propício ao melhor desempenho de suas atividades.

Essa preocupação com um trabalho seguro e saudável remonta aos tempos da Revolução Industrial, sendo temas praticamente inseparáveis. Neste período da história, as condições de trabalho dos cidadãos eram de níveis degradantes, que culminou em uma reação por parte dos próprios trabalhadores por condições de trabalho melhores, e um ambiente humanizado, sem que o colaborador fosse visto apenas como uma peça descartável pelo empregador.

Toda essa luta histórica veio para procurar proteger e dar às pessoas um ambiente realmente saudável para o desempenho de suas atividades. Tal fato refletiu inclusive na norma brasileira, que na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196º, procura garantir a todos o direito à saúde, incluindo nesse bojo a proteção ao trabalhador frente a doenças e acidentes de trabalho em seu labor. Sem contar é claro com o que é trazido pelo artigo 7º, que trata inteiramente dos direitos dos trabalhadores, onde, no inciso XXII, trata da redução dos riscos inerente ao trabalho, seja por meio de normas de saúde, higiene e também segurança.

O órgão responsável pelo cuidado maior com do trabalhador e do respeito às normas definidas por lei, o Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Norma Regulamentadora Nº 17, instrui que toda instituição possua uma Análise Ergonômica do Trabalho, ou simplesmente AET, que consiste em um documento onde o responsável aponta melhorias que possam ser aplicadas em cada local de trabalho, atendendo às normas que regulam o trabalho e o desenvolvimento das atividades de cada labutador.

Aplicar a ergonomia dentro das atividades da empresa é tão simples quanto parece. Ela pode ser aplicada em intervalos das tarefas, que a organização demanda, ou mesmo através de uma rotatividade nos colaboradores, dividindo-os em grupos para que, enquanto um ou mais grupos se exercitam, os demais continuem com suas atividades normais, invertendo esse quadro após a conclusão dos exercícios por parte dos grupos anteriores.

Seja como for, a aplicação da Ergonomia dos Fatores Humanos, como também é conhecida, ira auxiliar e muito no desenvolvimento e melhoria das técnicas de adaptabilidade do trabalhador dentro de seu ambiente de trabalho, meios seguros e eficientes de realizar aquilo pelo qual foi contratado, otimizando seu tempo, seu bem-estar e dando a empresa um colaborador muito mais produtivo.

Dessa forma, ao considerar uma efetiva aplicação dos processos trazidos pela ergonomia no meio empresarial, é possível que os riscos inerentes às atividades sejam diminuídos, ou mesmo sanados, minimizando gastos e impactos para a empresa, pois, sem condições adequadas de trabalho, as chances de que o funcionário sofra alguma incapacidade física decorrente do exercício de suas atividades diárias é muito maior.

Tendo em mente tais aspectos, o presente estudo tem por objeto central analisar a importância da ergonomia no ambiente de trabalhando, demonstrando a relevância de sua utilização, bem como os seus benéficos dentro das instituições funcionais. Como objetivo geral, é possível citar os pontos significativos que a ergonomia traz ao laborador e à instituição.

A metodologia aplicada a este trabalho é a pesquisa descritiva e explicativa, demonstrando aspectos característicos do tema, bem como se aprofundando nos pormenores de suas peculiaridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com