TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonômica

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

1 - O que é Tarefa?

A tarefa pode ser definida com um objetivo dado em condições determinadas para um sujeito determinado. A concepção das tarefas é, em regra geral, muito variada, vinculando ingredientes como metas (critérios, valores, regras), condições determinadas, exigências sobre o estado do produto, operações e procedimentos, que originam uma documentação sob formato de códigos, manuais, instruções, ordens de serviço, etc.

2) Defina os conceitos de prescrições ascendentes e descendentes.

As prescrições descendentes são aquelas prescritas pelos superiores provenientes da estrutura organizacional. Alguns exemplos são: duração do turno de trabalho, orientações do seu supervisor.

As prescrições ascendentes são resultantes das características materiais da situação, mas as vezes também dos colegas ou clientes. Alguns exemplos são: pedir ajuda ao colega de trabalho para executar uma tarefa, metas, tempos de execução.

3) Explique as prescrições ascendentes e descendentes no contexto do seu trabalho (ou estágio).

No meu trabalho as prescrições descendentes são: período de trabalho, relatórios da produção diários, ler os e-mails pela manhã, conferir contas a pagar e a receber.

Já as prescrições ascendentes são: importar dados do sistema para uma planilha Excel,

4) É possível afirmar que a tarefa é composta somente pelas normas e regulamentos da empresa? Por que?

Não pois existem vários outros fatores que condicionam a tarefa.

5) “Compreender o trabalho para transformá‐lo” é o título de um dos principais livros de Ergonomia, relacione esse título com o objetivo de uma intervenção ergonômica.

Para que se obtenha uma intervenção ergonômica é preciso antes de tudo estudar o trabalho e coletar informações sobre quais são os pontos a serem melhorados para ai sim realizar uma intervenção ergonômica que tem como objetivo uma transformação que possibilite uma ampliação dos possíveis modos operatórios e a redução da carga de trabalho.

6) É correto afirmar que em um projeto de posto de trabalho devem ser utilizados dados antropométricos médios da população de trabalhadores? Se sim, por que? Se não, como os dados antropométricos devem ser utilizados?

É correto, porque toda população é constituída de indivíduos diferentes e sempre que possível, devem-se realizar as medidas antropométricas da população para a qual está sendo projetado um produto ou equipamento, pois equipamentos fora das características dos usuários podem levar a estresse desnecessários e até provocar acidentes graves. Normalmente as medidas antropométricas ~são representadas pela média e desvio padrão, porem a utilidade dessas medidas depende do tipo de projeto em que vão ser aplicadas.

7) Defina o conceito de modo operatório.

O modo operatório é a maneira como as atividades ou operações são executadas para se atingir o resultado final desejado. Ele se configura a partir da prescrição de métodos de trabalho quase sempre modificado pelos trabalhadores para enfrentar as diversas variabilidades.

8) Defina o conceito de margem de manobra.

Margem de manobra compreende as alterações de um operador num dado momento para elaborar modos operatórios tendo em vista atingir os objetivos exigidos, sem efeitos desfavoráveis sobre seu próprio estado

9) Defina o conceito de carga e sobrecarga de trabalho.

Carga de trabalho pode ser definida como consequência de constrangimentos impostos ao operador durante a realização da tarefa. A sobrecarga de trabalho pode ser definida como tudo aquilo que absorve física e mentalmente, excedendo os limites toleráveis do individuo.

10) Explique o conceito de variabilidade para a Ergonomia.

A noção de variabilidade em ergonomia está relacionada à diferença entre a prescrição e a realidade da atividade de trabalho. Considerando que a variabilidade implica em um maior número de formas de realização da tarefa prescrita – ou seja, maior número de configurações possíveis – para a consecução da atividade de trabalho, verifica-se que o ganho em variabilidade está diretamente relacionado a um aumento do índice entrópico associado ao posto de trabalho.


11) Relacione modo operatório, margem de manobra, variabilidades e carga de trabalho com o conceito de regulação.

[pic 1]

Considere o gráfico abaixo para relacionar os conceitos.

O trabalhador regula o seu trabalho por meio do desenvolvimento de modos operatórios no qual perdura até que alguma variabilidade ocorra e então ele terá que realizar outra configuração, isso implica a margem de manobra que o operador dispõe num dado momento para elaborar modos operatórios tendo em vista atingir os objetivos exigidos, sem efeitos desfavoráveis sobre seu próprio estado. A carga de trabalho é fator importante para determinar o número de modos operatórios possíveis, quanto menor o número de regulação da tarefa menor será o número de modo operatório possíveis.

12) Nessa questão o aluno deverá relacionar duas situações discutidas em sala:

a) O espanto do presidente da empresa (chefe disfarçado) ao ver as condições em que eram executadas as operações no chão da fábrica.

Isso se ao erro de prescrição da tarefa por parte da organização, pois normalmente quem prescreve a tarefa não irá executá-la e, portanto, desconhece pontos críticos da tarefa. E também a falta de analises ergonômicas do trabalho para melhorar o conforto do operador para que se atinge o objetivo de forma favorável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (125.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com