TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonômicas Projeto e Desenvolvimento do Trabalho

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar

EXERCÍCIO 4: BIOMECÂNICA OCUPACIONAL

Prof. Dr José Flávio Diniz Nantes

Projeto e Desenvolvimento do Trabalho

Alunos :

 Luiz Ricardo Fucuda RA:727520

Matheus Ortiz de Moraes RA: 727532

São Carlos - SP, 2018

1 - Descrição da atividade indicando os motivos da má postura:

        

A atividade escolhida para ser analisada neste exercício foi a de cortador de tecidos para uniformes escolares e uniformes de trabalho. Onde se utiliza uma máquina com uma lâmina circular que se movimenta sobre uma mesa de média estatura (+/- 1,00 metro) sendo necessário a curvatura da coluna para fazer diversos cortes.

Além disso, esta máquina tem uma vibração muito forte e pode causar lesões graves como a Epicondilite lateral, ou mais conhecida como cotovelo de tenista.

2 - Fotos da atividade:

Tiramos fotos da máquina em si, e do tamanho da mesa, pois são esses os dois principais motivos das lesões causadas nessa profissão (tirando os acidentes de trabalho).

Segue abaixo as fotos:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

3 - Discutir a possibilidade de lesões :

        

Como já falado em um dos itens anteriores, a mesa utilizada para efetuar os cortes dos tecidos é muito pequena para o tamanho do funcionário, essa diferença no tamanho faz com que o trabalhador tenha que flexionar sua coluna, e fazendo isso 8 horas e meia por dia, a chances de lesões são muito grandes.

Além disso a máquina vibra bastante, e como o funcionário tem que ficar com o braço nela por muito tempo, isso gera lesões até incomuns, como no caso da funcionária que analisamos, que tem Epicondilite Lateral (Cotovelo de tenista). Esta lesão já a afastou 4 vezes do trabalho, e hoje ela só corta os tecidos quando uma outra pessoa que foi contratada para isso não está presente.

4 - Proposta de solução para o problema identificado: 

Na parte da mesa, o mais fácil seria colocar uma regulagem para todos os tipos de tamanho, assim diminuindo ou até acabando com a flexão da coluna.

Mas pensamos em outro modo para retirar tanto o problema da máquina quanto da altura da mesa, que foi fixar essa máquina na mesa (deixando apenas o funcionário escolher um ângulo de 0 a 180º), e fazer com que essa mesa se movimente em todos os sentidos e formas, como: rotação 360º, esquerda, direita, cima e baixo. Isso faria com que a pessoa pudesse até trabalhar sentada, e extinguiria o problema da vibração da máquina, e deixaria quase nulo a flexão da coluna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (149.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com