TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolha ferramental para usinagem

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

FCA - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS

USINAGEM DE MATERIAIS

Prof. Daniel Iwao Suyama

Escolha ferramental para usinagem

GRUPO:

Gabriel Rosalino Gallo 172433

Marcelo Adriano Reis 183294

Pedro Victor Assumpção 185890

30 de novembro de 2018

Limeira - SP

Produto e Matéria-prima

A usinagem de um material consiste no processo mecânico que, mediante a remoção do cavaco por determinada ferramenta, visa conferir a uma peça a forma, as dimensões ou o acabamento especificado, ou ainda uma combinação qualquer destes três itens.

Existem diversos meios e processos para realização da usinagem, dentre as quais o torneamento, fresamento, furação, retificação, entre outros - cada qual com as suas vantagens e desvantagens.

O material referente ao projeto contido neste relatório é o aço inox, que se caracteriza pela resistência especial a substâncias que fornecem um ataque químico e cuja composição contém um teor mínimo de cromo de 12%. A resistência à corrosão é gerada por causa de uma fina camada passiva composta de cromo aderente e impermeável, que se forma na superfície do aço. A passividade das aços inoxidáveis é significativamente melhorada através do acréscimo nos teores de cromo e também mediante a adição de molibdênio. Além de resistência à corrosão, os aços inoxidáveis também possuem propriedades mecânicas, conformabilidade, resistência ao calor, entre outras. Neste projeto de escolhas de ferramentas, a peça proposta é da classe AISI 416 - e portanto martensítico - e dureza de 360 HB.

A peça a ser usinada consiste, inicialmente, em um tarugo cilíndrico com 103,5 mm de diâmetro e 124 mm de comprimento, com um furo de 40,5 mm ao centro.

As especificações estão conforme as figuras 1 e 2.

Figura 1 - Tarugo.

Figura 2 - Peça final.

Folha de Processos

Ao final deste relatório, encontra-se uma folha de processos, indicando cada etapa do processo de escolhas de ferramentas para confecção da peça proposta pelo docente.

Nela, contém:

1-Faceamento;

2- Desbaste;

3- Acabamento;

4- Furação;

5- Canais.

Escolha de Ferramental

3.1 - Faceamento das laterais:

A primeira etapa para a usinagem da peça desejada é o faceamento do tarugo através do fresamento. Essa operação é geralmente a primeira realizada em uma peça e tem como finalidade obter uma face plana em um tarugo cilíndrico. No faceamento a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea e perpendicular ao eixo da máquina.

3.1.1 - Suporte: R245-160Q40-12M.

Para a realização desta etapa alguns parâmetros de usinagem foram determinados, tais como, ângulo de posição (Kr), profundidade de usinagem (ap), a profundidade de trabalho (ae), e o diâmetro da fresa. A escolha foi feita com base no tipo de suporte, árvore, escolhido por ser aquele mais próximo à peça, com diâmetro de 160 mm a passo fino (M).

Fresa com Κr = 45° (faceamento por fresamento);

ap = (124 - 120)/2 = 2 mm;

ae = 103,5 mm;

∅fresa = 1,3 x ae = 134,6 mm;

Figura 3 - Suporte para o faceamento.

Figura 4 -Especificações do catálogo.

3.1.2 - Pastilha: R245-12 T3 K-MM GC 2040.

Na escolha da pastilha, foi levado em consideração o material da peça (aço inoxidável), a condição média de usinagem (M) e o diâmetro da ferramenta, 160 mm.

Figura 5 - Especificações do catálogo.

A partir da determinação da geometria da pastilha (K-MM), com o auxílio do catálogo, determina-se o avanço médio (fz). Além disso é possível, ainda, determinar a velocidade de corte (vc) para uma pastilha GC2040.

fz = 0,23 mm/dente;

vc = 170 m/min.

Figura 6 - Especificações do catálogo.

Figura 7 - Especificações do catálogo.

3.2 - Desbaste

A segunda operação aplicada à peça é o desbaste, que consiste na operação anterior à do acabamento com a finalidade de obter forma e dimensões próximas às finais à peça. Essa operação é realizada através do torneamento, processo no qual a peça gira ao redor do eixo da máquina operatriz ao mesmo tempo que a ferramenta escolhida retira material perifericamente ao executar movimento de translação. O tipo de torneamento trabalhado será o longitudinal e por tratar-se de desbaste, onde a remoção de material é alta, as pastilhas escolhidas devem ser preferencialmente negativas. Nesta peça, será feito o desbaste externo e interno, a fim de chegar nas dimensões desejadas para ela.

3.2.1 - Suporte: DWLNR/L 2525M 08.

Primeiramente foi determinado o quanto de material será retirado da peça, quantos passes serão necessários e a profundidade do corte (ap).

(103,5-65)/2 = 19,3 mm para externo; (65-60)/2 = 2,5 mm

19,3/4 ≃ 5 passes; 2,5/4 ≃ 1 passe

ap = 19,3/5 = 3,85 mm; ap = 2,5mm

Com o auxílio do catálogo determinamos qual tipo de fixação será utilizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com