TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquema - Novas Tecnologias Para Matemática

Exames: Esquema - Novas Tecnologias Para Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

DISCIPLINA – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

ESQUEMA E RESUMO

1. Referência Bibliográfica:

ANDRADE, Emanuel A. O; SILVA, Tacio V. Análise das Concepções dos Professores de Matemática Sobre o Uso das TIC na Educação. Disponível em: <http://www.ebrapem.com.br/meeting4web/congressista/modulos/trabalho/trabalho/gt6/44ffeba76e1ed9a56012dd874acb291f.pdf>. Acesso em: 06 de Novembro de 2011.

3. Resumo do artigo: “Análise das concepções dos professores de Matemática sobre o uso das TIC na Educação”

O artigo traz uma análise das principais concepções dos professores de matemática sobre a inserção dos computadores na escola. Apontando a importância da utilização das Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e de que forma devem ser utilizadas a fim de garantir um aprendizado significativo. Conforme veremos abaixo:

(i) As Novas Tecnologias no Ensino

A tecnologia faz parte da vida das pessoas em diversos setores e em vários aspectos. Ao lado disso, os avanços da tecnologia avançaram e trouxeram muitos benefícios para as pessoas.

A utilização destas tecnologias nas escolas tem gerado uma discussão estendendo por diversos temas associados a questões pedagógicas. Segundo os autores, a tecnologia trás inúmeros benefícios para o ensino desde que estes sejam bem trabalhados. Tonando-se uma ferramenta potencializadora de habilidades e competências, contribuindo para a melhoria do sistema educacional.

O computador é um poderoso recurso de suporte a aprendizagem, que deve ser utilizado como uma ferramenta pedagógica de apoio, auxiliando no processo de construção do conhecimento dando suporte a aprendizagem, desenvolvendo habilidades. Contribuindo para a melhoria do sistema educacional, onde o aluno aprende com seus próprios erros, em um ambiente interativo, onde este aluno pode criar, desvendar e comparar. Ressaltando apenas que o computador é um recurso de suporte a aprendizagem, ele não atuando diretamente no processo de aprendizagem, mas segundo Andrade e Silva (2010) “fornece ao aluno um ambiente simbólico onde este pode raciocinar ou elaborar conceitos e estruturas mentais, derivando novas descobertas daquilo que já sabia”.

(ii) Ensino da Matemática

Na pesquisa realizada, constatou-se que a Matemática é uma disciplina que está quase sempre associada ao insucesso, pois muitos professores limitam-se a um ensino tradicional, desmotivando os alunos e automaticamente o aprendizado. No sentido de combater este insucesso, novos métodos, mais centrados nos alunos, têm sido desenvolvidos e implementados no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.

Segundo os autores, Andrade e Silva (2010), a Educação deve ir muito além de “desenvolver as habilidades de ler, escrever, ouvir e calcular.” As novas tecnologias para o Ensino de Matemática, auxiliam neste processo dando um novo significado ao processo de Ensino-aprendizagem de Matemática, “pelas suas potencialidades tanto no nível de cálculo, visualização, como na modelação e geração de novas possibilidades”. Além disto, os autores ressaltam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com