TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular II TCC

Artigos Científicos: Estagio Curricular II TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Justificativa 4

2.2 Objetivos Gerais 5

2.3 Objetivo Específico 5

2.4 Referencial Teórico 5

2.5 Tecnologia 5

2.6 Levantamento de Requisitos 6

2.7 Cronograma 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje é de suma importância manter atualizado e preparado para as adversidades. O mercado globalizado é dinâmico, então ele altera conforme as nossas necessidades ou por simplesmente um decreto do governo. Para este novo mercado tem a cada dia tomarmos decisões rápidas e coerentes, afinal tempo é um artigo de luxo nos dias atuais.

Este Pré-Projeto visa à criação de um sistema para um espaço feminino que é composto por uma loja, um SPA e um salão de beleza. O enfoque principal é sobre o controle de estoque da loja e o cadastro de clientes.

Atualmente o estoque é realizado pela própria proprietária, cabendo ela o controle e a colocação do preço nas mercadorias. Isso se deve porque ela é a pessoa que faz as compras dos produtos ficando mais fácil a associação dos códigos das etiquetas com a própria mercadoria que é feita manualmente com anotações em um caderno. Após os produtos estarem devidamente etiquetados com os preços as vendedoras colocam nos suportes da loja.

O controle dos produtos é feito por anotações em cadernos assim como os serviços prestados no salão de cabelo e no SPA. Assim toda venda realizada é anotado em uma comanda da loja para mais tarde ser riscado da anotação do estoque, assim, nas anotações é feito o controle da loja.

O cadastro de clientes é feito através de um formulário simples com as principais fontes de contatos, posteriormente pretende-se criar um banco de dados para gerar mala direta. Com isso pretende-se divulgar uma promoção ou até mesmo uma mensagem para algumas datas importantes.

A loja escolhida para o Pré-Projeto é de fato uma loja nova, com uma proposta diferente porque reúne salão de beleza, SPA e a boutique em um único ambiente, mas com uma metodologia antiga. A pretensão do sistema a ser elaborado não é somente informatizar o local, é mostrar as pessoas que existem formas mais fáceis de resolver um problema. Muitas das vezes o problema deixa de ser resolvido porque não se consegue solucionar, mas existe metodologia, sistema, pessoas qualificadas que podem ajudar na gestão e no gerenciamento através da análise e elaboração de um sistema.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 JUSTIFICATIVA

O sistema a ser planejado é em si talvez o mais comum que existe comercialmente falando. Um controle de estoque e um cadastro de clientes não é algo desafiador para muitos, mas é um início de uma longa caminhada a ser percorrida profissionalmente falando. Mais que um programa é o contexto social que está inserido a loja. Uma típica loja do interior com pessoas instruídas, cultas, inteligente, mas que não acreditam que as soluções tecnológicas são viáveis e funcionais.

Este cenário é perfeito para introduzir um sistema para a loja no qual irá suprir as necessidades do empresário, agilizar o processo e aumentar o controle sobre os produtos, para que ganhar mais tempo e focar em áreas como o atendimento aos clientes, que é uma área em que o proprietário reforçou que precisar estar mais presente.

Só sabemos com exatidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida. (GOETHE, Johann)

2.2 OBJETIVOS GERAIS

O principal problema é a centralização de funções em uma única pessoa no controle dos produtos. Atualmente, a mesma pessoa que faz a compra dos produtos é a que cadastra no caderno de anotações e gera as etiquetas de preços, com isso, ela é a pessoa que sabe realmente o que tem no estoque. O sistema deverá ser capaz de amenizar este acúmulo de funções aumentando o controle e reduzindo o tempo do processo na colocação dos preços. O cadastramento dos clientes é feito através de um formulário, o sistema deve ser capaz de fazer diretamente este cadastro no terminal da loja.

2.3 OBJETIVO ESPECÍFICO

O estoque da loja é feito através de anotações no caderno cadastrando todas as entradas de produtos novos. Para conferir a existência de um determinado produto o vendedor tem que ir ao estoque e procurar o produto, com isso muito tempo é perdido. O sistema planejado tem o objetivo de cadastrar produtos com mais agilidade, tarefa que pode ser executado por outro funcionário. Uma vez cadastrado basta o vendedor do terminal da loja verificar o produto pelo sistema.

Para o contato com o cliente é utilizado uma agenda telefônica que tem parte dos telefones dos clientes, o resto do cadastro está em uma pasta com vários formulários preenchidos. O sistema não só unificará a parte de contatos como a inclusão de novos clientes também serão feitas do terminal da loja, gerando um banco de dados para ser utilizado como agenda ou para uma mala direta.

2.4 REFERENCIAL TEÓRICO

Será aplicada a pesquisa exploratória para gerar o layout do sistema na fase de análise de requisitos. De acordo com Yin (2001) o método de pesquisa exploratória é o mais aconselhável quando a organização não possui experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com