TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

THAIS NUNES DE ASSIS BATISTA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO II

Gurupi-TO

2015

        THAIS NUNES DE ASSIS BATISTA        

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II

Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário UnirG como exigência do estágio curricular III.

Orientador: Me. Gilberto Gomes de Amorim

Gurupi-TO

2015

SUMÁRIO

1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO4

2 INTRODUÇÃO5

3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA6

   3.1 DADOS DE GURUPI 6

   3.2 ORIGEM DO TOPÔNIMO GURUPI6

   3.3 A INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO6

   3.4 NAS MARCAS DO TEMPOO6

   3.5 O FUNDADOR8

   3.6 PREFEITOS DE GURUPI9

   3.7 SECRETÁRIOS DE GURUPI10

   3.8 ORGANOGRAMA11

   3.9 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS12

   3.9.1 SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS12

   3.9.2 LAYOT DA SALA12

4 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO13

   4.1 CONTABILIDADE PÚBLICA 14

   4.2 DESPESAS PÚBLICAS14

   4.3 PROTOCOLO15

5 CONCLUSÃO16

REFERENCIAS

1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Estagiário: Thais Nunes de Assis Batista                              

Matrícula: 01051958

Curso: Ciências Contábeis                                                  

Turma: 7º Período

Empresa Concedente do Estágio: Prefeitura Municipal de Gurupi (Secretaria de Planejamento e Finanças

[pic 2]

Ramo de Atividade: Contabilidade Pública

Localização: BR-242, Km 405 - Saída Leste CEP: 77.410-970

Período do Estágio: (início dia 15/09/2015 e término 01/12/2015)

Carga horária realizada: 48 horas

Professor Orientador: Gilberto Amorim

Supervisor do Estágio: Elizabeth Vieira

2 INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso Bacharelado de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unirg, na cidade de Gurupi, TO, realizado na Prefeitura Municipal de Gurupi, especificadamente na Secretaria de Planejamento e Finanças, no período de 15 de Setembro de 2015 a 01 de Dezembro de 2015, totalizando 48 horas.

 Sob a supervisão de Genivaldo Vieira, diretor de contabilidade, juntamente com a sua equipe: Maria Edilma, Luís e Denise. Efetuaram-se diversas atividades, as quais estão descritas no decorrer do relatório: pesquisa de processo, envio múltiplo, recebimento de processos, protocolo de folha de pagamento de todas as secretarias, conferência e arquivamento de folha, dentre outras.

O Curso de Ciências Contábeis, na área Pública, setor que é responsável por atualizar as informações financeiras e orçamentárias e repassá-las ao governo e à sociedade, nos proporciona um grande conhecimento, tanto teórico como prático. O estágio é a melhor maneira de colocar em prática boa parte daquilo que nos foi oferecido.

Neste relatório estão contidas as informações de como se desenvolveram essas atividades práticas, que possibilitaram um amplo conhecimento por unir a teoria com a prática.

3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

3.1 DADOS DE GURUPI

        

O Município de Gurupi se encontra localizado ao sul do Estado do Tocantins a 245 km de Palmas, capital do Estado, e a 742 km de Brasília-DF. Fica no limite divisório de águas dos rios Araguaia e Tocantins, ás margens da BR-153, no quilômetro 663 no sentido Brasília a Belém; entre os Paralelos 11 e 12.

As principais fontes de renda do município são a pecuária e a agricultura. As avenidas de Gurupi têm os nomes dos estados brasileiros, sendo a principal a Avenida Goiás, enquanto que as ruas, a pesar de renomeadas para homenagear personalidades históricas, ainda são chamadas de acordo com sua numeração. 

Aniversário: 14 de novembro   Padroeiro: Santo Antônio  Gentílico: Gurupiense.

3.2 ORIGEM DO TOPÔNIMO GURUPI 

Etimologicamente Gurupi significa “diamante puro”, que é originário da língua Tupi do (língua bela) idioma falado por todos os índios da América Meridional e constitui-se por dois elementos básicos: “guru” (diamante) e “pi” (pé, caminho, base, origem, puro).

3.3 A INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO

A emancipação do município por força da Lei Estadual número 2.140, de 14 de novembro de 1958. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1959, em sessão solene presidida pelo Juiz de Direito Feliciano Machado Braga, um dos principais articuladores da luta separatista do então norte de Goiás.

3.4 NAS MARCAS DO TEMPO

É impossível falar de Gurupi, sem associá-la à BR-153. Isso porque a história da cidade está intimamente ligada à construção da Belém-Brasília, marco do surgimento e desenvolvimento de muitas outras cidades, ao longo de sua extensão no antigo Norte goiano. 

Dados históricos dão conta, que o fundador de Gurupi, Benjamim Rodrigues chegou a procurar o engenheiro da rodovia Bernardo Sayão, em Goiânia, para uma exposição de motivos de a mesma cortar as férteis terras recém-habitadas pela sua família, e outros aventureiros.

A instalação definitiva do fundador de Gurupi na região se deu em 1952, ocasião em que concluiu a picada da rodovia projetada por Bernardo Sayão, até a estrada que ligava a cidade de Peixe a Porangatu; fez todo o levantamento da planta da cidade e construiu o primeiro comércio de Gurupi. A partir daí a paisagem do agreste foi dando lugar aos barracos de taipa dos novos moradores de várias outras localidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (876.3 Kb)   docx (545.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com