TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DA EDUCAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

EDUCAÇÃO INFANTIL

PAULA DEIZE DAMACENO ARENA

SÃO PAULO, SP.

2014

PAULA DEIZE DAMACENO ARENA – RA: 913107460 – MEMORIAL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentando ao Curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Estudos dos Contextos e Ações Escolares II Profª. Denise de Oliveira C. M. Gomes.

SÃO PAULO, SP.

2014

“Não é possível refazer este País,          democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

 (Paulo Freire)

SUMÁRIO

Epígrafe.................................................................................................................02.

Introdução.............................................................................................................05

Desenvolvimento

  1. Caracterização da escola........................................... ...............................06
  1. Identificação/caracterização..................................................................06
  2. Estrutura física e material......................................................................06
  1. Professor de Educação Infantil...................................................................07
  2. Relação Professora/Aluno e Aluno/Aluno...................................................08
  3. Construção da autonomia...........................................................................09
  4. Uso da Ludicidade......................................................................................09
  5. Atividades e Avaliações..............................................................................09
  6. Relação Família e Escola...........................................................................10

Considerações finais.............................................................................................11

Referencias biográficas ........................................................................................12

INTRODUÇÃO

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendizado, pois a (o) acadêmica (o) entra em contato com a realidade educacional.

 O Estágio Supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre os mundos acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de observar a prática docente e o cotidiano escolar em instituições de educação infantil, realizando leituras e análises pertinentes ao contexto observado.

 A realização de estágios é incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de Pedagogia.

 Este estágio foi realizado por mim, em março e inicio de abril de dois mil e quatorze, cumprindo carga horária de setenta e cinco horas na Escola Municipal de Ensino Básico “Vinicius Couto Silva” da cidade de Cajamar.

Serão relatados alguns aspectos relevantes sobre a descrição dos ambientes existentes na instituição em que foi realizado o estágio, a pratica pedagógica do docente, seus métodos de avaliações, a relação professor/aluno e a formação deste profissional.

Através das observações feitas, percebi que as atividades educacionais atendem a uma demanda abrangente, não sendo possível, nesta faixa etária, a professora simplesmente “dar a aula”, nota-se em todos os momentos a participação e a atuação contínua dela e das monitoras que a auxiliam, em todas as atividades.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
  1. IDENTIFICAÇÃO/ CARACTERIZAÇÃO

 A EMEB Vinicius Couto Silva fica localizada na cidade de Cajamar, no bairro de Polvilho, na Rua Silvério Augusto, 84, sua localização é excelente já que está apenas a 200 metros da avenida principal do bairro onde passa várias linhas de ônibus.

No período das 7hs às 18hs há um total de dezenove turmas, sendo dez parciais e nove integrais. A escola possui dois andares, no primeiro andar fica creche e o segundo andar pré-escola e primeiro ano. A escola atende 400 alunos com a média de 21 alunos por sala de aula. A faixa etária deles pelo turno matutino e vespertino varia entre 1 e 2 meses à 6 anos.

Equipe pedagógico-administrativa é formada por uma supervisora pedagógica; uma coordenadora pedagógica; uma diretora; uma assistentente de direção trinta e três professoras; monitores de creche; quatro merendeiras e auxiliares de serviço. Totalizando trinta e sete funcionário aproximadamente.

  1. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL

A fachada da escola é bastante atraente, as grades do portão de ferro são pintadas de diversas cores, simulando o arco-íris, logo na entrada há um jardim e um coqueiro pequeno do lado direito, próximo a placa de identificação da escola que em formato de notebook, e uma enorme árvore do lado esquerdo, a cor da entrada é bege claro e na parede há um trem sobre trilhos nas cores preto e cinza que passa entre montanhas.

Do lado esquerdo as pessoas têm acesso ao atendimento na secretaria, os bancos da recepção são de madeiras e suas tabuas têm forma de lápis, a porta da entrada e os vitros têm suas armações de ferros pintadas de diversas cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com