TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

Por:   •  6/6/2018  •  Seminário  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS PROFESSOR CAMILLO FILHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II

COORDENADORA DE ESTÁGIO: Ms LIDYANE RODRIGUES OLIVEIRA SANTOS

ENFERMEIRO PRECEPTOR: ALINE COSTA

PAULA FERNANDA LEMOS VERAS

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

UBS. POTY VELHO/MAFRENSE

TERESINA

2017

PAULA FERNANDA LEMOS VERAS

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR II UBS. POTY VELHO/MAFRENSE

Plano de Estágio apresentado à Professora Coordenadora do Estágio Curricular II do Instituto Camillo Filho, como requisito para obtenção da primeira nota da disciplina Estágio Curricular II, do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Orientador(a): Prof/ Enf. Aline Costa.

TERESINA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVOS 5

1.1.1 Objetivo geral 5

1.1.2 Objetivos Especifico 5

2 METODOLOGIA 6

2.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 7

3 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS 10

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular constitui-se um momento de aquisição e aprimoramento em conhecimentos e habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. O mesmo faz parte da atividade acadêmica obrigatória na grade curricular conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES nº 3 de 7 de novembro de 2001). Sendo também uma forma de ensino ligada diretamente ao mundo do trabalho, que propicia uma visão da profissão de forma ampla e concreta desenvolvendo responsabilidade e consciência crítica (MARRAN; LIMA; BAGNATO, 2015).

Diante disso, entende-se por estágio curricular, o conjunto de atividades de formação, pesquisa e prestação de serviços à comunidade, que propicia ao aluno a compreensão da realidade escolar, a aquisição de competência para a intervenção adequada, a investigação e a vivência de projetos pedagógicos sustentados. Sendo assim, a prática do estágio supervisionado demanda uma série de atividades que, em conjunto, permitem ao aluno construir experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática em situações reais de ensino (DISTASSI et al., 2013).

Segundo Dias (2012), durante o estágio vivenciamos situações reais da prática profissional, o que contribuirá no desenvolvimento das técnicas e metodologias de ensino empregadas teoricamente em sala de aula, fazendo com que aperfeiçoemos nossas habilidades e competências. E assim compreendermos criticamente e reflexivamente nossas determinações e desenvolvermos nossas ações com postura ética em relação ao indivíduo saudável ou doente, às famílias e às equipes de trabalho.

As vivências do estágio curricular supervisionado pelo acadêmico de enfermagem é considerada indispensável visto que seu processo de trabalho no campo de estagio permite que ele adquira uma identidade na sua atuação, fazendo com que isto flua naturalmente, levando-o a mostrar-se cada dia mais preparado e competente, conforme vai lidando com situações em diversos cenários e, assim, enfrentar as exigências do mercado de trabalho (LIMA et al., 2014).

O estágio supervisionado nos proporciona experiências de âmbito técnico-científico e tem como objetos: preparar-nos para o futuro profissional, assumir responsabilidades com ética, ter a capacidade de liderar uma equipe de forma comunicativa tomando decisões criticamente e reflexivamente, sempre pensando no melhor para a equipe e para o paciente (SILVA; SILVA; RAVALIA, 2009). Para Buriolla (1995), é o locus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo Geral

Desenvolver habilidades intelectuais e competência técnica necessária ao pleno exercício da profissão de enfermeiro e na liderança de uma equipe.

1.1.2 Objetivos Específicos

• Realizar procedimentos da assistência de enfermagem na atenção básica.

• Aplicar a sistematização da assistência de enfermagem à clientela sob sua responsabilidade (se possível durante as consultas de enfermagem).

• Conhecer na prática a rotina diária da coordenação de uma equipe de estratégia saúde da família. • Realizar palestras educativas para toda a clientela.

• Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população;

• Intervir no processo saúde/doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência / cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência.

• Compreender e implementar o processo de cuidar como instrumento de interpretação profissional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com