TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio técnico Mecatronica

Trabalho Escolar: Estagio técnico Mecatronica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Montagem elétrica

Segue-se uma lista de componentes anexada a um projeto elétrico do dispositivo seja ele de solda ou de controle, contendo: sensores, CLP, cabos de sensores, bi manual, e suportes para componentes elétricos. Todo layout dos componentes é feito em CAD, as ligações e esquemas elétricos multifilares feitos em EPLAN.

Primeiramente são testados todos os componentes elétricos, sejam no painel de testes feito pela própria empresa, ou também manualmente. Então são fixados os suportes dos equipamentos elétricos, como sensores indutivos, CLP, painéis, etc. Feito isso são fixados neles todos os seus correspondentes componentes.

Após isso são feitas as interligações necessárias de um componente para o outro para haver comunicação entre eles, essas ligações podem ser feitas por sinais discretos (sem rede) ou por rede (Profibus, Devicenet, Profinet, CClink, Modbus, Ethernet), contendo cada um o seu próprio meio (cabo).

Feito isso é testado novamente o funcionamento do dispositivo, mas agora com as interfaces interligadas aos seus meios, para haver certeza de todo o funcionamento do dispositivo.

2.2 Montagem pneumática

Segue-se uma lista de componentes anexada a um projeto pneumático do dispositivo seja ele de solda ou de controle, contendo: válvulas pneumáticas, mangueiras, atuadores pneumáticos, e suportes para os mesmos. Todo layout dos componentes é feito em CAD, as ligações e esquemas pneumáticos feitos em Fluidsim.

Primeiramente são testados todos os componentes pneumáticos, sejam no painel de testes feito pela própria empresa, ou também manualmente. Então são fixados os suportes para componentes pneumáticos, como válvulas e atuadores. Feito isso são fixados neles todos os seus correspondentes componentes.

Após isso são feitas as interligações por mangueiras pneumáticas, com antichama (para dispositivos de solda) e em PU para dispositivos diversos. É feito então, novamente, todo o teste de funcionamento dos dispositivos com os devidos componentes interligados para prevenir vazamentos e mau funcionamento.

2.3 Montagem elétrica (painel)

Segue-se uma lista de componentes anexada ao projeto elétrico do dispositivo seja ele de solda ou de controle, contendo: bornes, CLP, relés, disjuntores, contatores, entre outros. Todo o layout dos componentes é feito em CAD, as ligações e esquemas pneumáticos feitos em EPLAN.

Primeiramente são testados todos os componentes elétricos manualmente. Então é feita toda furação necessárias nas chapas e porta do painel para fixação de chaves seccionadoras, sinaleiros luminosos, entre outros. Feito isso, é riscado a chapa interna do painel para fixação do trilho para apoio dos componentes elétricos, e canaletas para passagem de cabos.

Após isso é feita a interligação para comunicação dos componentes de modo que fora programado o dispositivo.

Feito isso é testado novamente o funcionamento do painel, mas agora com as interfaces interligadas aos seus meios, para haver certeza de todo o funcionamento do dispositivo.

2.4 Programação do CLP (Ladder)

Introdução para CLP

O Controlador Lógico Programável, ou simplesmente PLC (Programmable Logic Controller), pode ser definido como um dispositivo de estado sólido - um Computador Industrial, capaz de armazenar instruções para implementação de funções de controle (sequência lógica, temporização e contagem, por exemplo), além de realizar operações lógicas e aritméticas, manipulação de dados e comunicação em rede, sendo utilizado no controle de Sistemas Automatizados.

Os principais blocos que compõem um PLC são:

• CPU (Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento): compreende o processador (microprocessador, microcontrolador ou processador dedicado), o sistema de memória (ROM e RAM) e os circuitos auxiliares de controle;

• Circuitos/Módulos de I/O (lnputlOutput — Entrada/Saída): podem ser discretos (sinais digitais: 12VDC, 127 VAC, contatos normalmente abertos, contatos normalmente fechados) ou analógicos (sinais analógicos: 4-20mA, 0- 10VDC, termopar);

• Fonte de Alimentação: responsável pela tensão de alimentação fornecida à CPU e aos Circuitos/Módulos de I/O. Em alguns casos, proporciona saída auxiliar (baixa corrente).

• Base ou Rack: proporciona conexão mecânica e elétrica entre a

CPU, os Módulos de I/O e a Fonte de Alimentação. Contém o barramento de comunicação entre eles, no qual os sinais de dados, endereço, controle e tensão de alimentação estão presentes.

A CPU executa a leitura dos status

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com