TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Por:   •  1/12/2012  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 18

Etapa 1 - O que é administração financeira e orçamentária e tipos de negócio.

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se tomam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.

Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa. É a aplicação de uma série de princípios financeiros e econômicos para maximizar a riqueza de uma empresa e o valor de suas ações.

Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, retendo as informações necessárias para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimização dos resultados.

A administração financeira é extremamente importante, pois permite que as organizações tenham mais segurança de que seus fundos investidos sejam bem administrados e resguardados. Os administradores financeiros são os responsáveis pelo encontro das melhores e mais baratas fontes de fundos de investimento na melhor e mais eficiente combinação de ativos. Procedendo assim, eles tentam encontrar a combinação de ativos disponíveis, que resultará no mais alto retorno com o menor risco dentro dos limites de uma mudança esperada no cenário econômico. Utilizando-se também dos relatórios contábeis para obter vantagens das oportunidades rentáveis em nível de risco razoável. A boa administração financeira possui uma sólida compreensão sobre a forma como os princípios econômicos e financeiros influem na rentabilidade da empresa proporcionando o maior retorno esperado possível com o menor nível de risco.

Os melhores administradores financeiros sabem como usar todas as ferramentas disponíveis e como combinar todas as fontes de informações para realizarem os objetivos e as estratégias de investimentos mais eficazes para a empresa.

Ao tomar decisões de investimentos, os administradores financeiros consideram os efeitos de alterações nas condições de demanda, oferta e preço no desempenho da empresa. A compreensão da natureza desses fatores ajuda os administradores a tomarem as decisões operacionais mais vantajosas. Além disso, os administradores devem determinar o melhor momento para emitir ações, obrigações ou outros instrumentos financeiros.

A falta da administração financeira adequada pode causar vários problemas e é por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com