TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Dissertações: Estagio Supervisionado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2012  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  2.074 Visualizações

Página 1 de 18

Etapa 1 - O que é administração financeira e orçamentária e tipos de negócio.

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se tomam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.

Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa. É a aplicação de uma série de princípios financeiros e econômicos para maximizar a riqueza de uma empresa e o valor de suas ações.

Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, retendo as informações necessárias para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimização dos resultados.

A administração financeira é extremamente importante, pois permite que as organizações tenham mais segurança de que seus fundos investidos sejam bem administrados e resguardados. Os administradores financeiros são os responsáveis pelo encontro das melhores e mais baratas fontes de fundos de investimento na melhor e mais eficiente combinação de ativos. Procedendo assim, eles tentam encontrar a combinação de ativos disponíveis, que resultará no mais alto retorno com o menor risco dentro dos limites de uma mudança esperada no cenário econômico. Utilizando-se também dos relatórios contábeis para obter vantagens das oportunidades rentáveis em nível de risco razoável. A boa administração financeira possui uma sólida compreensão sobre a forma como os princípios econômicos e financeiros influem na rentabilidade da empresa proporcionando o maior retorno esperado possível com o menor nível de risco.

Os melhores administradores financeiros sabem como usar todas as ferramentas disponíveis e como combinar todas as fontes de informações para realizarem os objetivos e as estratégias de investimentos mais eficazes para a empresa.

Ao tomar decisões de investimentos, os administradores financeiros consideram os efeitos de alterações nas condições de demanda, oferta e preço no desempenho da empresa. A compreensão da natureza desses fatores ajuda os administradores a tomarem as decisões operacionais mais vantajosas. Além disso, os administradores devem determinar o melhor momento para emitir ações, obrigações ou outros instrumentos financeiros.

A falta da administração financeira adequada pode causar vários problemas e é por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas entra em falência nos primeiros anos de existência.

São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

SOCIEDADE

CARACTRISTICAS

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Limitada

È caracterizada pela responsabilidade limitada dos sócios. O capital social é representado por cotas, e cada sócio é responsável diretamente pelo seu montante, Apesar de existir a obrigação solidaria pela integralização das cotas subscritas pelos demais sócios. Na nomenclatura oficial deste tipo de sociedade consta a expressão “LTDA”.

é a opção societária mais econômica, pois comporta uma estrutura mais simples a nível gerencial. A limitada é o tipo societário mais adequado para sociedades com alta concentração de quotas nas mãos do controlador, e que dispõe de capital próprio suficiente para a consecução dos seus objetivos sociais, não dependendo de empréstimos de terceiros.

Entretanto, ela não dispõe de ferramentas para a captação de recursos, e, devido ao quorum elevado para as deliberações sociais, é uma escolha arriscada para as sociedades que não possuem um quadro societário com interesses homogêneos e relações invioláveis.

Anônima

O capital Social é divido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas. No nome deve constar S/A, S.A ou S.A. Pode ser de capital fechado ou de capital aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com