TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esteira Seletora de Metais

Por:   •  6/5/2015  •  Monografia  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente nas organizações

“Processos administrativos: Administração, teoria, processos e praticas” Idalberto Chiavenato. – 4.ed. – Rio de Jane

liro: Elsevier, 2007 – 3º reimpressão.

As organizações constituem a mais significativa e maravilhosa invenção do ser humano em todos os tempos. A lenta e gradativa caminhada da humanidade rumo ao desenvolvimento social e tecnológico só foi possível com a ajuda das organizações. Nos tempos atuais, tudo que precisamos para viver – produtos, serviços, tecnologia, energia, informação, entretenimento – é inventado, criado, projetado e produzido dentro de organizações.

Podemos dizer que uma empresa no molde de uma concessionaria de energia elétrica, que presta serviço a população na sua principal e única função, tem seus vários tipos de ambiente dentro de uma mesma organização, para se manter um bom nível de qualidade no atendimento precisamos avaliar varias características que não se enquadraria apenas em uma modalidade.

Podemos classificar a estrutura organizacional de uma empresa distribuidora de energia como sendo uma empresa de ambiente de tarefa estável e estático, pois trata-se de regime de concessão, regulado, com normas e padrões estabelecidos pelo órgão regulador (ANEEL), possuindo reações padronizadas e rotineiras dentro da empresa, além de utilizar um modelo burocrático de organização (mecanístico), estabelecendo regras e regulamentos de rotinas para as atividades de seus departamentos.

Por outro lado podemos dizer que seria um ambiente heterogêneo por ser tratar de uma estrutura organizacional complexa com divisões funcionais, onde cada uma corresponde a um seguimento do ambiente, com uma porção de departamentos, cada qual responsável por um aspecto de sua variedade ambiental, tendo em vista clientes, fornecedores, concorrentes altamente diferenciados entre si.

Vale ressaltar que a sobrevivência e o crescimento da empresa dependem da adaptação as circunstancias, aproveitando as oportunidades e combatendo as contingências e coações impostas pelo ambiente de tarefa, então não existe uma única melhor forma de estruturar e organizar uma empresa. Tudo depende da situação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (392 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com