TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Concreto Armado

Por:   •  13/9/2018  •  Artigo  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

Segundo ABNT NBR 6118, a durabilidade é a capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas, no início do trabalho, pelo autor do projeto estrutural e pelo contratante. Além disso, a norma define critérios de projetos que devem ser atendidos visando a durabilidade da estrutura. Estes critérios são estabelecidos listando-se alguns problemas de durabilidade associados ao concreto, ao aço e à estrutura em si, e sugerr recomendações para que sejam evitados.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6118. Projeto de estruturas de concreto–Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

 

De acordo com seus estudos, marque a opção que relaciona corretamente um problema de durabilidade, sua causa e uma solução hipotética baseada nas recomendações da ABN NBR 6118.

[pic 1]

a.

Deterioração do concreto / carbonatação / aumento do fator a/c.


[pic 2]

b.

Deterioração do concreto / Lixiviação / Aumento do cobrimento.


[pic 3]

c.

Deterioração do concreto / Reação álcali-agregado / Aumento do cobrimento.


[pic 4]

d.

Corrosão da armadura / Expansão por sulfatos / elevado fator água/cimento.


[pic 5]

e.

Corrosão da armadura / Ataque de cloretos / diminuição da relação a/c.

O bom desempenho de uma estrutura não depende apenas dos esforços atuantes e da qualidade dos materiais que a compõem, mas também da interação com o ambiente onde ela está inserida. Entra aqui o conceito de durabilidade: capacidade de a estrutura resistir às influências do ambiente. Uma das formas de a ABNT NBR 6118 avaliar a durabilidade de uma estrutura é definindo o ambiente em relação ao seu nível (ou classe) de agressividade, podendo ser classificado em categorias que vão de fraca (classe I) a muito forte (classe IV).

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT NBR 6118. Projeto de estruturas de concreto–Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

 

De acordo com seu conhecimento quanto à agressividade ambiental, pode-se afirmar que:

[pic 6]

a.

Resulta da má qualidade do concreto.


[pic 7]

b.

Dependem de variações volumétricas de origem térmica.


[pic 8]

c.

É independente dos carregamentos na estrutura.

[pic 9]

d.

Está relacionada à resistência do concreto.

[pic 10]

e.

Dependem da capacidade resistente da estrutura.

A difusão do concreto armado no Brasil se deu, em grande parte, com a introdução de normas técnicas para projeto, uso e controle de qualidade dos materiais. Entre as normas mais importantes para a construção em concreto armado pode-se citar as seguintes: A NBR 6118, que estabelece os requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto armado; NBR 8522, que estabelece os métodos para a determinação do módulo de elasticidade; NBR 12655  que estabelece, entre outros requisitos, o cálculo da resistência característica de dosagem do concreto; e NBR 7222 e NBR 12142, que estabelecem os métodos para determinação da resistência à tração por compressão diametral e por flexão, respectivamente. Um passo muito importante no processo de desenvolvimento de materiais mais eficientes e de melhora das especificações normativas é a compreensão das exigências de normas atuais.

 

A respeito do que especificam as normas citadas, é correto afirmar que:

[pic 11]

a.

As deformações relacionadas às variações de volume devidas à fluência podem ser verificadas no diagrama tensão-deformação idealizado, especificado pela NBR 6118.


[pic 12]

b.

O valor de 0,2 do coeficiente de Poisson recomendado pela NBR 6118 é válido para qualquer tensão inferior à resistência à compressão.


[pic 13]

c.

Dos módulos de elasticidade especificados pela ABNR NBR 8522, o módulo tangente inicial é sempre o que apresenta o maior valor.

[pic 14]

d.

Para um mesmo concreto, as tensões de resistência à tração obtidas nos ensaios de compressão diametral e de flexão devem apresentar o mesmo valor.

[pic 15]

e.

A escolha do fck para a definição da resistência à compressão do concreto elimina a possibilidade de se obter empiricamente um valor de resistência inferior àquele adotado.

Uma das formas de garantir a segurança de uma estrutura é adotar valores de resistência ponderados, ou valores de resistência de cálculo, representados, genericamente, por Rd. A comparação das resistências, por meio dos esforços resistentes dos elementos estruturais, às solicitações, por meio dos esforços solicitantes provenientes das combinações de ações, permite avaliar a segurança aos diversos estados limites considerados. A consideração das resistências de cálculo é feita na determinação dos esforços resistentes de elementos estruturais, por meio da utilização das resistências de cálculo dos materiais, em vez das resistências características.
Com base no texto lido e no que foi estudado, sobre os valores que podem expressar as resistências dos materiais, é correto afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com