TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Estruturas De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRUTURAS DE MERCADO

SEGMENTO DE MERCADO: TELEFONIA MÓVEL EM MINAS GERAIS

ALUNOS:

Junelize Flavia Campos Padilha - 12.1.5651

Leticia Suely Simões Santos – 12.1.9746

Lidia Maria Pimenta – 12.1.9755

Maria Laureci Simões – 12.1.9727

Paulina Marques Da Fonseca – 12.1.9741

Rosilene Aparecida Silva Ávila – 12.1.9733

Ulisses Da Cunha Ventura – 12.1.9732

POLO DIVINOLÂNDIA DE MINAS, ABRIL DE 2013

Introdução

Este trabalho versa sobre o segmento da Telefonia Móvel em Minas Gerais, a qual estrutura de mercado pertence este segmento e demais informações sobre suas tecnologias e a importância econômica para o Estado.

O mercado é o amplo ponto de encontro entre vendedores e consumidores, cujos comportamentos são a base das estruturas reconhecidas pelos estudos econômicos como Monopólio, Oligopólio, Concorrência Perfeita e Concorrência Imperfeita.

“A Concorrência é de certo modo o tipo ideal de comportamento do mercado, onde há a produção por parte de uns tantos e consumo por parte de outros (...) sendo a sua face mais aperfeiçoada a Concorrência Perfeita” (Infoescola).

→Monopólio

Em linhas gerais é a ausência de concorrentes em determinado setor da economia, que resulta em apenas um fornecedor, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita. Este único fornecedor impõe o preço de sua mercadoria, podendo forçar uma alta, produzindo, deliberadamente menos ou impedir a entrada de um concorrente no mercado, baixando o preço do seu produto. Grosso modo, é o “dono do mercado”.

Em um mercado de concorrência monopolística, é observado que existem muitas empresas, cada uma produzindo um determinado bem ou serviço, sem concorrência entre si, ou seja, não existe a substituição dos produtos.

Exemplo: PETROBRAS, na exploração de petróleo no Brasil.

→Oligopólio

São poucos os fornecedores de determinado produto, cada um detendo uma parcela elevada do mercado e sensíveis às alterações de preço deste mercado. Representam também uma concorrência imperfeita apesar de não tão extrema quanto o Monopólio. Os bens produzidos na estrutura Oligopólio podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação e a concorrência se efetua ao nível da qualidade, garantia, fidelização à imagem e não tanto ao fator preço. Tende à formação de “Cartel”, um acordo entre esses poucos fornecedores para a manutenção dos preços em um

determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado (prática considerada ilegal no Brasil).

Exemplo: Postos de Combustíveis.

“Muitas vezes o Oligopólio e o Monopólio são restringidos por leis, especialmente quando o produto em questão é considerado fundamental à economia.” (www.renascebrasil.com.br).

→Concorrência perfeita

É um mercado onde o número de fornecedores e o número de compradores é tão extenso, que um, por si só, não consegue afetar o preço e o comportamento do outro. Pode ser caracterizado como o modelo “ideal” da economia e exatamente por isto, não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita. O mercado de produtos que mais se aproxima deste conceito é o de hortifrutigranjeiros.

→Concorrência imperfeita

Como exemplificado nos conceitos de Monopólio e Oligopólio, é uma estrutura de mercado onde existem varias organizações produzindo diferenciados produtos que podem ser substituídos por outros.

Telefonia Móvel

Com o surgimento do telefone, como tudo em que acontece no mundo, houve a necessidade de mudanças, de aperfeiçoamento, de desenvolvimento, aparecendo então, durante a segunda guerra mundial, o primeiro rastro do telefone móvel no mundo.

Um modelo compactado com antenas, desenvolvido pelo laboratório Bell, foi usado em Nova York, nos Estados Unidos, para a primeira chamada de um aparelho portátil, a partir daí, grandes foram às transformações dessa ferramenta de comunicação, hoje, usadas por milhões de pessoas em todo o mundo, não só para fazer ligações, mas também para navegar na internet, consultar mapas, assistir televisão, escutar musica, GPS e mil e uma coisas.

Ericsson MTA, considerado o Celular moderno.

primeiro telefone celular.

Telefonia Móvel em Minas Gerais

Cada vez mais acessível a todos, a telefonia móvel se tornou um grande marco no sistema de comunicação em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia, os sistemas de telefonia, abaixam cada vez mais os custos dos aparelhos e das prestações de serviços, enfatizando o crescimento constante desse setor. O telefone é um meio pratico utilizado para a comunicação, seja no mundo dos negócios ou no âmbito pessoal.

Minas Gerais tem 100% de cobertura de telefonia celular, sendo essas disputadas por quatro empresas de grande porte, quais sejam, Vivo, Claro, Oi e TIM.

De acordo com o governo de Minas, no quadro geral de cobertura de telefonia móvel no Brasil, Minas Gerais figura na 18° posição, índice abaixo da média nacional de 59%. “Além da realidade econômica destas regiões, dois fatores que contribuem

para esse índice são a topografia acidentada e o fato de Minas ter o maior número de municípios do país”, (Brumer).

Em Minas Gerais, as empresas de telecomunicações nacionais e internacionais mantém uma estrutura com 16,1 milhões de linhas moveis, com capacidade e tecnologia para aumentar a oferta.

O mercado de telefonia celular expressa uma perspectiva de expansão bem superior ao da telefonia fixa. Hoje após o Programa implantado “Minas Comunica”, o numero de assinantes da telefonia móvel já é 200% maior do que os assinantes da telefonia fixa. Com o apoio do Governo de Minas, investindo na infraestrutura e na qualidade de vida do mineiro, o celular passou a ser instrumento de segurança e trabalho para os seus usuários.

Segundo dados divulgados pela Anatel, esse setor de telecomunicação gerou nos últimos 06 anos mais de 311 mil empregos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com