TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas da Madeira

Por:   •  2/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES

  1. O que são anéis de crescimento?

Nos climas frios e temperados, o crescimento do tronco depende da estação. Na primavera e no início de verão, o crescimento da árvore é intenso, formando-se no tronco células grandes e finas. No final do verão e no outono, o crescimento da árvore diminui,formando-se células pequenas, de paredes grossas. Como consequência, o crescimento do tronco se faz em anéis anuais, formados por duas camadas: uma clara, de tecido brando,correspondente à primavera; outra escura, de tecido mais resistente, correspondente ao verão

  1. Quais são as principais diferenças entre a microestrutura das madeiras duras (dicotiledônias) e das madeiras macias (coníferas)?

Madeiras macias: 90% do volume é composto de fibras longitudinais (elementoportante) que tem função de conduzir a seiva por capilaridade e tensão superficial. Madeirasduras: células longitudinais tem apenas função portante e são fechadas nas extremidades,portanto a seiva circula em outras células de maior diâmetro, com extremidades abertas, justapostas, denominadas vasos ou canais.

  1. Qual a característica anatômica da madeira que conduz a sua anisotropia?

Devido à orientação das células, a madeira é um material anisotrópico, apresentando três direções principais: longitudinal, radial e tangencial.

  1. Desenhe um cubo de madeira e ilustre os anéis de crescimento e as três direções principais da madeira

[pic 1]

  1. Defina ponto de saturação das fibras: Quando a madeira é posta a secar, evapora-se a água contida nas células ocas, atingindo-se o ponto de saturação das fibras, no qual as paredes das células ainda estão saturadas, porém a água em seu interior se evaporou.
  2. Identifique as causas dos defeitos da madeira citados no texto (item 1.5) dentre as seguintes: constituição do tronco, processo de secagem da madeira, processo de secagem.

Constituição dos troncos: nós, gretas, quina morta. Processo de secagem:abaulamento, empenamento. Serragem (desdobro): fibras reversas, abaulamento e arqueadura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com