TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Modelo Transmissão De Dado

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Modelo Transmissão De Dado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. Introdução 2

2. Camada Física 4

3. Camada de vínculo de dados 5

4. Camada de Rede 5

4.1 Sub-rede de comunicações 6

5. Camada de transporte 6

5.1 Camadas de ponta a ponta 8

6. Camada de sessão 8

7. Camada de apresentação 8

8. Camada de aplicativo 9

1. Introdução

O modelo OSI (Open Systems Interconnect) tem sete camadas. Este estudo as descreve e explica, começando pela camada "inferior" na hierarquia (a camada física) e avançando até a "superior" (a camada de aplicativo). As camadas estão empilhadas desta forma:

• Aplicativo

• Apresentação

• Sessão

• Transporte

• Rede

• Vínculo de Dados

• Física

De acordo com a recomendação X.200, existem sete camadas, de 1 a 7, com uma camada na parte inferior. Cada camada é genericamente conhecida como uma camada de N. Um "N +1 entidade" (a camada N +1) solicita serviços de uma "entidade N" (na camada N).

Em cada nível, nove entidades (N-entidade pares) interagem por meio do protocolo de N através da transmissão de unidades de dados de protocolo (PDU).

A Unidade de Dados de Serviço (SDU) é uma unidade específica de dados que foram passados de uma camada OSI para uma camada inferior, e que a camada inferior ainda não encapsulou em uma unidade de dados de protocolo (PDU). Uma SDU é um conjunto de dados que são enviados por um usuário dos serviços de uma determinada camada, e é transmitida semanticamente inalterada a um usuário do serviço peer.

A PDU é uma camada de N e o SDU camada de N-1. Com efeito, a SDU é a "carga útil" de uma dada PDU. Isto é, o processo de alteração de um SDU a uma PDU é constituído por um processo de encapsulamento, realizada pela camada inferior. Todos os dados contidos no SDU fica encapsulado dentro do PDU. A camada de N-1 adiciona cabeçalhos ou rodapés, ou ambos, para a SDU, transformando-a numa PDU de camada N-1. Os cabeçalhos ou rodapés adicionados fazem parte do processo utilizado para tornar possível a obtenção de dados de uma fonte para um destino.

Alguns aspectos ortogonais, tais como gestão e segurança, envolvem todas as camadas.

Serviços de segurança não estão relacionados com uma camada específica: eles podem ser relacionados por uma série de camadas, tal como definido pela ITU-T recomendação X.800.

Estes serviços visam melhorar a tríade CIA (confidencialidade, integridade e disponibilidade) dos dados transmitidos. Na verdade, a disponibilidade de serviço de comunicação é determinada pelo projeto de rede e/ou de gestão de rede protocolos. Escolhas adequadas para estes são necessárias para proteger contra negação de serviço.

2. Camada Física

A camada física, a camada inferior do modelo OSI, está encarregada da transmissão e recepção do fluxo de bits brutos não estruturados através de um meio físico. Ela descreve as interfaces eléctricas/ópticas, mecânicas e funcionais com o meio físico e transporta os sinais para todas as camadas superiores. Ela fornece o seguinte:

• Codificação de dados: modifica o padrão de sinal digital simples (1s e 0s) usado pelo PC para acomodar melhor as características do meio físico e para ajudar na sincronização de bits e quadros. Ela determina o seguinte:

o Qual estado de sinal representa um 1 binário

o Como a estação de recepção sabe quando um "tempo de bit" começa

o Como a estação de recepção delimita um quadro

• Conexão com o meio físico, acomodando várias possibilidades no meio:

o Um transceptor externo (MAU) será usado para conexão com o meio?

o Quantos pinos têm os conectores e para o quê cada um deles é usado?

• Técnica de transmissão: determina se os bits codificados serão transmitidos por sinalização de banda base (digital) ou de banda larga (analógica).

• Transmissão do meio físico: transmite bits como sinais eléctricos ou ópticos apropriados para o meio físico e determina:

o Quais opções de meio físico podem ser usadas

o Quantos volts/db devem ser usados para representar um determinado estado de sinal, usando um meio físico específico

3. Camada de vínculo de dados

A camada de vínculo de dados proporciona uma transferência de quadros de dados sem erros de um nó para outro através da camada física, permitindo que as camadas acima dela assumam a transmissão praticamente sem erros através do vínculo. Para fazer isso, a camada de vínculo de dados fornece:

• Estabelecimento de finalização de vínculo: estabelece e finaliza o vínculo lógico entre dois nós.

• Controle de tráfego de quadros: instrui o nó de transmissão a se "retirar" quando não houver buffers de quadros disponíveis.

• Sequenciamento de quadros: transmite/recebe quadros sequencialmente.

• Confirmação de quadros: fornece/espera confirmações de quadros. Faz a detecção e recuperação de erros que ocorrem na camada física, retransmitindo quadros não confirmados e lidando com o recebimento de quadros duplicados.

• Delimitação de quadros: cria e reconhece limites de quadros.

• Verificação de erros de quadros: verifica a integridade dos quadros recebidos.

• Gerenciamento do acesso à mídia: determina quando o nó "tem o direito" de utilizar o meio físico.

4. Camada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com