TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Técnico Preliminar

Por:   •  9/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINARES

O presente Estudo Técnico Preliminares, apresenta o levantamento de subsídios e índice para embasamento do projeto de recuperação de trechos críticos das estradas vicinais no Município Abel Figueiredo.

Abel Figueiredo – PA


ALGUNS ASPECTOS SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ABEL FIGUEIREDO

O município de Abel Figueiredo foi criado através da lei nº 5.708, de 27 de dezembro de 1991, sancionada pelo então governador Jader Fontenelle Barbalho, tendo sido desmembrado do município de Bom Jesus do Tocantins, com sede na localidade de Abel Figueiredo, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação.

Sua instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, do vice-prefeito e vereadores eleitos no Pleito Municipal de 3 de outubro de 1992.

Possui apenas o distrito-sede de Abel Figueiredo.

Localização: Mesorregião sudeste paraense, microrregião de Paragominas.

Área: O Município de Abel Figueiredo – PA apresenta uma área de cerca de 614,25 Km2.

Coordenadas Geográficas:  Abel Figueiredo está em Para, Brasil, com GPS -4.95502 y -48.39311 graus de latitude e longitude, em uma elevação de 169.00 metros acima do nível do mar (SRTM3) e tem uma diferença de tempo de -3.0 UTC/GMT.

LIMITES

Ao Norte - Município de Rondon do Pará

A Leste - Estado do Maranhão

A Oeste - Município de Bom Jesus do Tocantins

Ao Sul - Estado do Maranhão

Distância da Capital: O Município de Abel Figueiredo – PA dista, 388,89 Km, por via aérea e 574,00 Km, por via terrestre, da capital do Estado do Pará (Belém).

População estimada em 2017: de acordo com o IBGE, tem pouco mais de sete mil habitantes.

Transporte: Chega-se à sede do município por vias terrestre e aérea. O acesso rodoviário, partindo da capital, é pela BR 316, BR 010 e BR 222, como alternativa pelo Anel Viário, PA-150 até Morada Nova (Marabá).

CLIMA

O Município de Abel Figueiredo – PA apresenta clima tropical úmido na transição dos tipos Am/Aw (classificação de Koppem). A temperatura média anual 26,35º com máxima de 32,01ºC, e mínima de 22,71ºC. O período chuvoso ocorre notadamente de dezembro a abril com maior precipitação nos meses de janeiro a e abril (100 a 150 dias de chuva). A precipitação anual varia de 2.000 mm.

VEGETAÇÃO

No Município de Abel Figueiredo– PA, a vegetação é caracterizada por áreas de florestas tropicais, cerrados e campos.

HIDROGRAFIA

A rede hidrográfica do é composta por córregos de pequeno porte, destacando-se o rio do 92 que circunda a sede do município.

SOLO E RELEVO

O Município de Abel Figueiredo apresenta áreas dissecadas, colinas, ravinas e vales, além de colinas tubulares, superfícies planas e tabulares, bem como extensa área de erosão. Os tipos de solos mais encontrados são os latossolo amarelo, latossolo vermelho e concrecionários lateríticos com fertilidade considerada razoável.

Vale destacar a suscetibilidade à erosão nos solos encontrado no Município, o qual mostra uma grande capacidade erosiva do solo, através do mapa temos essa proporção.

[pic 1]

[pic 2]

SÍBOLO DAS CLASSES

CLASSES DE SUSCEPTIBILIDADE À EROSÃO

ÁREA (KM²)

%

E1

CLASSE FRACA

Terras que o seu estado natural apresenta FRACO risco de erosão

172,51

27,96

E2

CLASSE MODERADA

Terras que no seu estado natural apresenta MODERADO risco de erosão

191,89

31,11

E3

CLASSE FORTE

Terras que no seu estado natural apresenta FORTE risco de erosão

112,68

18,27

E4

CLASSE MUITO FORTE

Terras que no seu estado natural apresenta MUITO FORTE risco de erosão

139,82

22,66

TOTAL

616,90

100,00

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICO

Um dos principais problemas enfrentados pelas populações carentes que habitam as áreas rurais dos municípios paraenses, entre outros é a carência de estradas vicinais de acesso as diversas comunidades do Município. Dessa forma, o poder público ao fazer investimentos para a execução dessas obras está, não somente beneficiando a comunidade no que se referem os aspectos de infraestrutura básica, mas também melhorando as condições de acesso às propriedades, a escola e saúde de seus habitantes.

Trata-se, portanto de um investimento na área social da mais alta importância e que terá ainda maior alcance quando se reduzem os custos de implantação e se amplia à cobertura de pessoas beneficiadas com o acesso ao transporte.

A execução dessas obras encontra justificativa consistente na necessidade premente de ser criada, e/ou, complementada a infraestrutura básica rural, tornando-os melhor estruturados e organizados, proporcionando às famílias de agricultores, os benefícios socioeconômicos mínimos necessários à fixação do homem no campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com